)
Reuters. A problemática fabricante de celulares Nokia lançou seus primeiros modelos dotados de telas sensíveis ao toque dirigidos ao segmento de baixo custo, tentando cobrir uma lacuna em sua linha de produtos e recuperar o atraso com relação aos rivais, especialmente nos mercados emergentes.
A Nokia perdeu muito terreno diante da Apple e do Google no mercado de celulares inteligentes, e no trimestre passado também perdeu o primeiro lugar mundial no mercado geral de celulares, sendo superada pela Samsung Electronics.
Embora esteja tentando recuperação com uma linha de smartphones equipados com o sistema operacional Windows, da Microsoft, a empresa também deseja explorar o crescente mercado para celulares de baixo preço equipados com telas sensíveis ao toque.
- Leia também: Home office: 114 vagas para trabalho remoto [26/10]
Analistas da Strategy Analytics estimam que 105 milhões de aparelhos desse segmento tenham sido vendidos no mundo em 2011, e que a demanda por eles seja especialmente forte nos mercados emergentes.
"A Nokia precisava urgentemente desse tipo de produto para os mercados emergentes, nos quais a rival Samsung oferece modelos de baixo preço equipados com telas de toque, como o Star, desde junho de 2009. Agora, a Nokia precisa recuperar rapidamente o terreno perdido, com esses novos produtos", afirmou Ben Wood, diretor de pesquisa da CCS Insight.
A Nokia anunciou na quarta-feira que o modelo Asha 305 chegaria às lojas este mês ao preço de 63 euros (79 dólares), excluindo subsídios e impostos. Os modelos Asha 306 e Asha 311 chegarão ao mercado no próximo trimestre a preços de 68 e 92 euros, respectivamente.
"Nos modelos básicos, o segundo trimestre pode continuar difícil para a Nokia, mas prevejo melhora a partir do terceiro trimestre", disse Sami Sarkanies, analista da Nordea.
A Nokia anteriormente não oferecia modelos com tela de toque fora do setor de celulares inteligentes. Os novos aparelhos concorrerão com os modelos Android mais baratos oferecidos por fabricantes como a Huawei, ZTE e Samsung.
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)