menu
Tecmundo
The BRIEF

NVIDIA pode lançar arquitetura Pascal oficialmente na Computex 2016

Placas top de linha ainda estão em desenvolvimento, mas chips gráficos para notebooks devem chegar já em abril para o consumidor

24/02/2016, às 15:27

NVIDIA pode lançar arquitetura Pascal oficialmente na Computex 2016

Fonte: Reprodução/AnandTech

Imagem de NVIDIA pode lançar arquitetura Pascal oficialmente na Computex 2016 no tecmundo

Todo mundo sabe que a NVIDIA está desenvolvendo uma nova arquitetura gráfica para bater de frente com a recente anunciada Polaris, da AMD. Contudo, até agora, não havia uma data precisa para o lançamento das novas GeForces.

A história acaba de mudar com uma notícia liberada pelo site SWEClockers, que revelou a chegada dos novos produtos durante a Computex 2016 (que acontece entre os dias 31 de maio e 4 de junho).

No evento, a fabricante deve mostrar as unidades GP104 (sucessora da GM204, que equipa as placas com chips GTX 980 e GTX 970) e GP106 (que vem para substituir a GM206, modelo encontrado nos produtos com o componente GTX 960).

Isso quer dizer que a GP100, unidade que deve ser apresentada como evolução da GM200 (que você já conhece das placas GTX 980 Ti e Titan X), ainda deve demorar um bocado para chegar ao consumidor.

No entanto, é válido ressaltar que existe a chance de haver apenas uma apresentação mais simples no evento, já que o lançamento oficial (com a chegada subsequente dos produtos às lojas) pode sofrer algum atraso por conta do processo de fabricação, que agora passa a ser com litografia de 16 nanômetros.

Apesar de a arquitetura Pascal para desktops ainda estar num processo secreto de desenvolvimento, já é de conhecimento geral que os novos componentes da NVIDIA (possivelmente com nomenclatura GeForce 1000M) para notebooks serão lançados em abril, acompanhando a chegada dos dispositivos com a série Radeon M400 da AMD.

O que você espera dos chips NVIDIA Pascal? Comente no Fórum do TecMundo