menu
Tecmundo
The BRIEF

NVIDIA Funhouse demonstra capacidades da GTX 1080 com Realidade Virtual

Parque de diversões tem vários mini games que usam as novas tecnologias da NVIDIA, incluindo um novo sistema de áudio que simula a propagação do som com perfeição

07/05/2016, às 08:50

Antes mesmo de revelar a chegada da GeForce GTX 1080, o CEO da NVIDIA, Jen-Hsun Huang, mostrou, durante evento especial no Texas, um pouco do que a fabricante planeja ver nas experiências de realidade virtual.

A demonstração Funhouse apresenta um parque de diversões recheado de minigames com muitos efeitos especiais que levarão o jogador para um novo mundo.

Com visuais incrivelmente detalhados, o jogador pode atirar flechas de fogo, estourar balões e arremessar bolas de basquete em um cenário interativo que conta com objetos recheados de tecnologias exclusivas da NVIDIA, como o HairWorks, o Flex e o PhysX for VR.

Ao todo, o Funhouse conta com dez joguinhos para o jogador experimentar todo o poder da GTX 1080 e da Unreal Engine 4. Vale notar que, além de exibir um pouco dos visuais da Realidade Virtual, a nova demonstração da NVIDIA apresenta o sistema VRWorks Audio, que simula com perfeição a propagação do áudio pelos ambientes imaginários. Confira algumas das tecnologias NVIDIA:

NVIDIA Flow — Esta funcionalidade simula com perfeição o efeito das chamas. Na demonstração, o jogador pode usar flechas com fogo para incendiar alvos.

undefined

NVIDIA HairWorks — Utilizada em alguns jogos atuais, esta tecnologia imita a sensação de cabelos, pelos e outros fios que se movimentam de forma natural de acordo com a interação com o vento.

PhysX for VR — A tecnologia PhysX já simula com alto nível de realismo os diferentes comportamentos de elementos como água, fumaça e a interação entre objetos. O PhysX for VR amplia essa função para criar efeitos ainda mais reais que levam o jogador a acreditar que tudo ao seu redor funciona como no mundo real.

NVIDIA FleX — De modo similar ao PhysX, a tecnologia Flex pretende dar consistência aos objetos, sendo que o jogador pode conferir a deformação na interação entre alguns componentes e o cenário.

NVIDIA VRWorks Audio — Conforme você pode conferir na demonstração acima, o VRWorks Audio é um recurso que funciona de forma quase que automática, sendo que os sons reagem de acordo com o ambiente, dando uma sensação de proximidade e imersão.

VR SLI — Visando levar mais desempenho e realidade ao jogador, a NVIDIA desenvolveu um sistema de processamento que funciona com duas placas de vídeo. Se o jogador usar duas GPUs simultaneamente, uma fica encarregada de processar a imagem que é enviada para o olho esquerdo e a outra cuida dos visuais enviados ao olho direito, minimizando latências e melhorando a performance consideravelmente.

O que você achou das tecnologias da NVIDIA para Reaidade Virtual? Comente no Fórum do TecMundo