menu
Tecmundo
The BRIEF

NVIDIA Tegra 4i é mostrado em funcionamento e promete ótimos resultados

Novo processador para portáteis traz novidades interessantes para os consumidores que gostam de integração de funções.

Avatar do(a) autor(a): Renan Hamann

21/05/2013, às 08:44

NVIDIA Tegra 4i é mostrado em funcionamento e promete ótimos resultados

Fonte:

Imagem de NVIDIA Tegra 4i é mostrado em funcionamento e promete ótimos resultados no site TecMundo

Emulação de uma rede 5G (Fonte da imagem: Reprodução/SlashGear)

Desde que o processador NVIDIA Tegra 4 foi anunciado para os consumidores, esperava-se que uma nova versão dele fosse mostrada com integração às funções 4G LTE. Agora, finalmente a empresa norte-americana mostra o chip para portáteis com novas funcionalidades de conectividade avançada. Trata-se do NVIDIA Tegra 4i, com um modem Icera i500 LTE integrado — sendo capaz de oferecer até 150 Mbps de velocidade.

Vale dizer também que o modem 4G LTE integrado ao chip NVIDIA Tegra 4i é 40% menor do que os modems utilizados pela atual geração de smartphones. Com isso, além de mais velocidade nas conexões, os aparelhos que o utilizarem também podem ganhar alguns pontos em economia de energia elétrica — o que aumenta a autonomia das baterias.

150 Mbps? O que vem depois?

É claro que a velocidade de 150 Mbps é teórica e não pode ser conseguida nas ruas, mas mesmo assim é preciso dizer que os 150 Mbps são maiores do que os 100 Mbps oferecidos pela maioria dos chips LTE existentes no mercado atualmente. Durante um evento em Las Vegas, a NVIDIA mostrou o funcionamento total destes chips de Categoria 3 e também exibiu vários progressos referentes aos sistemas de Categoria 4.

Isso significa que a empresa está investindo fortemente na próxima geração dos chips de conectividade móvel — que devem chegar em alguns anos, quando as empresas de telefonia estiverem prontas para transmitir sinal de internet 5G. É claro que isso foi feito com emulações, afinal de contas ainda não existem equipamentos capazes de transmitir sinal nas frequências 5G.



Renan Hamann acumula mais de 15 anos de experiência no jornalismo de tecnologia.