(Fonte da imagem: Reprodução/NVIDIA)
Treinar computadores para que eles possam ensinar uns aos outros. Em um primeiro momento, a ideia pode parecer saída de um livro de ficção científica, mas já é possível afirmar na prática que é para esse cenário que a indústria está se encaminhando.
Inciativas como essas foram apresentadas nesta semana por diversas empresas durante a GTC 2014, evento para desenvolvedores que acontece na cidade de San Jose, nos Estados Unidos, e é promovido pela NVIDIA. Companhias como Adobe, Baidu e Netflix estão entre as pioneiras nesse quesito – todas elas usando o poder de processamento de GPUs para se chegar a resultados mais eficazes.
Por aprendizado de computadores podemos citar funções e ferramentas como análise inteligente de imagens ou recomendações de filmes personalizadas. Esse processo, inicialmente, tem sio chamado de “machine learning” (“aprendizado de máquinas”, em tradução direta).
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Algumas iniciativas
As ferramentas em desenvolvimento na Adobe tem como objetivo tornar mais fácil o uso de seus softwares. O sistema poderá identificar de forma automática, por exemplo, o estilo de uma fonte em uma imagem, ajudando o consumidor a fazer a melhor escolha possível durante um projeto.
Já no Netflix, a proposta é encontrar o maior número possível de padrões entre as escolhas dos mais de 40 milhões de usuários, auxiliando nas recomendações a serem feitas de forma automática. Já o chinês Baidu foca no reconhecimento de linguagem e tradução em tempo real além do reconhecimento de objetos e faces de forma simplificada.
O Tecmundo viajou a San Jose, nos Estados Unidos, para a GTC 2014 a convite da NVIDIA.
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