menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Primeira GPU Maxwell GM200 da NVIDIA deve ser adiada para 2016

Problemas de fabricação enfrentados pela TSMC devem impactar na produção da linha de placas com arquitetura de 16 nanômetros

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

07/11/2014, às 10:27

Primeira GPU Maxwell GM200 da NVIDIA deve ser adiada para 2016Fonte: KitGuru

Imagem de Primeira GPU Maxwell GM200 da NVIDIA deve ser adiada para 2016 no site TecMundo

A primeira GPU da NVIDIA com a arquitetura Maxwell GM200 GPU deve ser adiada para 2016 graças a problemas enfrentados pela fabricante de chips TSMC. Segundo informações divulgadas pelo DigiTimes, a empresa concluiu na última quarta-feira (5) a compra de US$ 47 milhões em máquinas que devem aprimorar sua capacidade de produção — o que não deve ser suficiente para compensar os atrasos na produção de equipamentos FinFET de 16 nanômetros.

Originalmente programados para o segundo trimestre de 2015, os chips só devem começar a ser produzidos no início do terceiro trimestre do mesmo ano, afetando diretamente a NVIDIA. Prevista para estrear na GeForce GTX 980 Ti ou em uma possível Titan II, a nova arquitetura originalmente estava programada para fazer sua estreia para o final do ano que vem — período especialmente importante pelo aumento de vendas que costuma registrar.

A GM200 não é o único plano da empresa para uma arquitetura de 16 nanômetros, que deve ser usada em uma segunda revisão da GM204 (presente nas GPUs GTX 980 e GTX 970). Além disso, a companhia deve apostar em uma nova versão da GM206. Infelizmente, os problemas ocorridos com a TSMC — somados às demandas de outras corporações — devem atrasar o início do processo de produção em três a seis meses, o que deve adiar o lançamento das novas placas gráficas para 2016.

A situação não é exatamente uma novidade para a NVIDIA, que em 2012 se viu forçada a adiar sua linha de GPUs de 28 nanômetros por problemas semelhantes. Com isso, a empresa se viu forçada a lançar a GK104 (presente na GTX 680) três meses depois de a AMD fazer a estreia da arquitetura Tahiti nas placas HD 7970 e 7950.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 28 minutos