menu
Tecmundo
The BRIEF

Assinantes da Oi devem reclamar no Procon se serviços pararem ou falharem

Empresa entrou com pedido de recuperação judicial, mas deve permanecer prestando serviços normalmente

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

22/06/2016, às 05:47

Assinantes da Oi devem reclamar no Procon se serviços pararem ou falharem

Fonte:

Imagem de Assinantes da Oi devem reclamar no Procon se serviços pararem ou falharem no tecmundo

Você é assinante de algum plano da Oi e notou que o serviço não está operando normalmente nos últimos dias ou simplesmente parou de funcionar? De acordo com o Procon-SP, você tem todos os direitos de registrar uma reclamação caso isso esteja ocorrendo neste momento ou venha a acontecer nos próximos dias.

O motivo? A operadora recentemente entrou com pedido de recuperação judicial para evitar falência, mas não pode desligar ou deixar de fornecer com qualidade os serviços que atualmente disponibiliza — telefonia, internet e por aí vai. A ação deve ser registrada tanto na filial estadual do Procon quanto na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

Além de eventuais problemas na linha, questões como atendimento ao consumidor, cancelamento e portabilidade precisam ser realizados normalmente. O motivo, segundo o Procon-SP, é que a Oi é uma "concessionária de serviço público que presta serviço essencial" a grande parcela da população de todo o país.

Como está a situação

A decisão judicial a respeito do pedido de recuperação da Oi ainda não saiu. Enquanto isso, o Procon não vai realizar nenhum tipo de ação generalizada e vai continuar orientando cada consumidor a reclamar individualmente. Enquanto isso, a Anatel já tomou uma medida mais impactante: o órgão impediu a Oi via medida de fazer "alienação ou oneração de bens móveis e imóveis integrantes de patrimônio" da operadora.



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.