Os cientistas não param de aprimorar a tecnologia. Se há pouco tempo o LCD parecia ser o melhor tipo de tela para seu gadget, foi rapidamente suplantado por telas de LED, que por sua vez, deu lugar para a tecnologia OLED.
)
Fonte da imagem: Divulgação/Samsung
Dentro desta nova categoria, temos as tela AMOLED e Super AMOLED como grandes destaques atuais. Elas possuem qualidade de imagem aliada à espessura cada vez mais fina e à economia de energia.
Por que são melhores?
Aparelhos com tecnologia AMOLED e Super AMOLED tem um funcionamento muito diferente do resto. O ponto principal para economizar bateria é que este tipo de tela não possui uma luz traseira, ou seja, não fica aceso o tempo inteiro.
Nesse tipo de tecnologia, cada pixel é um emissor de luz. Dessa forma, é possível diminuir sua intensidade e até mesmo se apagar quando a cor que deve exibir é escura. Por isso, pequenas mudanças em seu aparelho celular podem representar uma economia de bateria significativa.
Ao contrário do que podemos pensar, mesmo em uma cor escura, o pixel da tela do aparelho gasta um pouco de energia. No entanto, existe uma diferença de consumo entre pixels claros e escuros. Quando exibe uma cor clara, o consumo de energia do aparelho é quase seis vezes maior.
)
- Leia também: Os 7 melhores celulares para fotografia em 2025
Fonte da imagem: Divulgação/Samsung
Infelizmente, isso não significa que, ao exibir imagens escuras, este valor vai representar o tanto de bateria que pode ser economizado. Afinal, as atividades do aparelho não se resumem à exibição de imagens na tela. Ou seja, o visor não é o único responsável pelo consumo da bateria.
No entanto, a energia consumida pela tela é uma das grandes vilãs da bateria de celulares, tablets e netbooks. Mas antes de sair modificando a configuração de seu aparelho, é necessário analisar como você o utiliza.
Android
Usuários do sistema operacional Android podem saber através do smartphone o quanto de energia sua tela realmente consome. Na tela principal, pressione o botão menu e acesse as configurações do aparelho.
- Leia também: As 10 melhores marcas de ar-condicionado
Clicando em “Gerenciador de Bateria”, o próprio sistema operacional (em suas versões mais atuais) é responsável por informar o quanto de energia cada função e aplicativo consomem, sendo o gasto de bateria da tela o primeiro item exibido.
)
Mas, se você não tem um Android, analise quais são suas principais atividades no aparelho. Se você gasta bastante tempo lendo no smartphone, acessando aplicativos de texto ou galeria de imagens , pode ter certeza que o consumo de energia da tela é representado por um número alto.
Para estes casos, não só o papel de parede pode ser alterado. É possível modificar as cores do menu, o tema principal e a cor de fundo dos textos exibidos - com tela escura e letras mais claras.
Papel de parede
Após verificar o consumo de bateria da tela de seu aparelho, aposto que suas preocupações com a cor do papel de parede utilizado vão aumentar. Quanto mais escura a cor, menor o consumo de energia.
A mudança da cor da tela é muito útil, em especial, para usuários de aparelhos que utilizam muitos widgets na homescreen. Não é necessário colocar uma tela completamente preta na tela do aparelho, mas se você não faz questão de nenhuma imagem em especial, a tela totalmente apagada é a opção mais eficaz.