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The BRIEF

Apple rouba da Google posto da empresa com a melhor reputação do mundo

Produtos de qualidade, desempenho financeiro forte e boa visão de mercado são os fatores que contribuíram para a conquista.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

schedule14/02/2012, às 08:54

(Fonte da imagem: Harris Interactive)

Uma pesquisa realizada pela Harris Interactive mostra que, entre os consumidores dos Estados Unidos, a Apple é a empresa que possui a melhor reputação. Esse é o melhor resultado alcançado pela companhia em todas as edições do estudo, que já está em sua décima terceira edição.

Em 2011, a organização da Maçã havia atingido a quarta colocação do ranking, então liderado pela Google. Entre os motivos para a ascensão, está o desempenho em quatro de seis áreas consideradas essenciais: performance financeira, produtos e serviços, visão e liderança e qualidade do ambiente de trabalho.

A Whole Foods conquistou a preferência quando o assunto é responsabilidade social, enquanto a Amazon.com foi considerada a empresa com o maior apelo sentimental. O Quociente de Reputação (QR) da Apple foi de 85.62, enquanto o da Google, a segunda colocada, foi de 82.82.

Entre os demais nomes que lideram a lista estão a Coca-Cola, Kraft, Walt Disney, Johnson & Johnson, Microsoft e UPS. A trajetória da empresa de Tim Cook contrasta bastante com a da HP, que em 2000 estava em terceiro lugar da pesquisa e agora aparece na trigésima segunda posição.

História de sucesso

Nas primeiras edições da pesquisa, a Apple sequer figurava entre as 10 companhias mais confiáveis. Em 2001, por exemplo, aparecia somente na quadragésima posição. Desde então, a organização tem crescido a cada ano no quesito reputação — reflexo de produtos de sucesso como o iPod, que ajudaram a fortalecer o caixa da companhia.

(Fonte da imagem: Harris Interactive)

Em entrevista ao CNET, Robert Fronk, vice-presidente executivo da Harris Interactive, afirmou que a empresa se beneficia do fato de fabricar tanto hardware quanto software. Porém, ele lembra que nem todos os seus aspectos são vistos como positivos pelos consumidores, citando como exemplo o envolvimento com a Foxconn.

Uma ausência relevante nos resultados foi o Facebook, maior rede social do planeta. “No momento, eles não possuem conexões com os consumidores. Eles são considerados uma ferramenta para realizar outros objetivos”, explica Fronk. “Também falta a eles apelo emocional. Eles são fortes em desempenho financeiro, mas são pouco eficientes em áreas que formam uma reputação mais sólida”, completa.



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Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

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