menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Internet e games ocupam a maior parte das horas livres dos brasileiros, aponta pesquisa

Trabalho analisou os hábitos de 4.020 pessoas e mostra que meio online ganha cada vez mais espaço entre a população do país.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

schedule15/03/2012, às 12:41

(Fonte da imagem: Reprodução/AdAge Global)

Uma pesquisa realizada pela Forrester Research, publicada pelo site AdAge Global, mostra que os brasileiros gastam mais horas com a internet e games do que com outros meios de entretenimento, como a televisão. O resultado do trabalho, que também analisou o comportamento de mexicanos, é baseado nos questionários respondidos por 4.020 adultos em novembro de 2011.

A pesquisa mostra que os brasileiros gastam em média 23,8 horas por semana navegando na internet e 6,3 horas em alguma espécie de game, enquanto dedicam à TV aproximadamente 6,2 horas. Muito do tempo gasto online é dedicado às redes sociais: pelo menos 89% dos participantes relataram que visitam algum serviço do tipo, sendo que o preferido é o Facebook (81% de adesão), seguido pelo Orkut, da Google (63%).

Oitenta e seis por cento das pessoas entrevistadas afirmam que usam a rede como meio de assistir a vídeos em sites como o YouTube, porém somente 16% delas gasta recursos próprios produzindo e enviando trabalhos originais para o serviço. Segundo Roxana Strohmenger, analista responsável pelo trabalho, o número crescente de novas adesões a conexões de banda larga deve ter grande impacto entre as empresas, especialmente naquelas que se dedicam ao mercado de portáteis.

Smartphones e jogos casuais em expansão

Embora o alto preço dos smartphones no Brasil ainda se mostre um empecilho, a chegada de clones chineses ao país acaba compensando o valor exorbitante cobrado por um BlackBerry ou um iPhone. Atualmente, somente 40% dos habitantes do país utilizam celulares para acessar a internet, porcentagem que deve crescer muito nos próximos anos.

(Fonte da imagem: Reprodução/ThinkStock)

Isso deve beneficiar principalmente o mercado de games casuais, mais adaptados a trabalhar com aparelhos que possuem recursos limitados. Atualmente, a estimativa é que esses games gerem lucro de US$ 238 milhões até 2014, um grande aumento em relação aos US$ 136 milhões registrados em 2011.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 10 horas