menu
Logo TecMundo
The BRIEF

50% dos brasileiros estão conectados ao meio digital, afirma pesquisa da FGV

Principal meio de inclusão disponível no país é o celular, que já é usado por 87% da população.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

01/08/2012, às 07:36

(Fonte da imagem: Reprodução/FGV)

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgada na última terça-feira (31 de julho) mostra que 51,2% da população brasileira já está conectada ao meio digital. O valor é ligeiramente superior à média mundial, de 49,1%, mas não representa uma posição confortável para o país entre os 156 analisados.

O país ocupa somente o 72° lugar no estudo, que levou em consideração o acesso a celulares, telefones fixos, computadores e internet residencial. “O Brasil ficar no meio do mundo é uma situação recorrente nas pesquisas, seja em renda ou em inclusão digital. Isso pode ser entendido como o copo meio cheio ou meio vazio. Esperamos que o copo encha”, afirmou o economista Marcelo Neri, coordenador da pesquisa.

Entre os locais analisados, a Suécia apresenta o melhor acesso aos meios digitais (95,8% da população), seguida pela Islândia (95,5%), Singapura (95,5%), Nova Zelândia (93,5%) e Holanda (92,5%). Na América Latina, a Venezula apresenta o melhor índice de acesso a tecnologias de informação, que estão disponíveis a 62% de seus cidadãos.

Inclusão pelo celular

Entre as capitais brasileiras analisadas pela FGV, aquelas com melhor oferta de acesso são Florianópolis (77%), Vitória (76,6%), Curitiba (75,8%), Porto Alegre (72%), São Paulo (71,7%) e Rio de Janeiro (71,5%). Os piores índices foram registrados nos estados do Maranhão, Piauí, Pará e Roraima, sendo que a cidade que menos possui acesso ao meio digital é Uiramatã (RR).

O celular representa o grande veículo de inclusão no país, sendo que aparelhos do tipo são usados por 87% da população brasileira. “Celular é uma tecnologia que está onde os pobres estão. Por isso, tem que levar conteúdo educacional pela plataforma do celular móvel, que está nas mãos das pessoas que se quer incluir. O celular está onde as pessoas estão. É uma plataforma que gera inclusão digital”, afirma Neri.

Fonte: FGV



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 1 dia