Sabe aquele clássico aviso “não tente fazer isso em casa”? Seria uma perfeita notificação para o vídeo acima, que mostra, em um minuto, a nova empreitada da Nokia: a utilização de descargas elétricas, vulgo relâmpagos, para recarregar celulares.
O trabalho está sendo feito pela gigante finlandesa em parceria com a Universidade de Southampton, no Reino Unido, e envolve cientistas da universidade com a equipe da Nokia. A empresa teria conseguido recarregar um Lumia 925 com sucesso utilizando descargas elétricas geradas num laboratório.
No experimento, a tensão da corrente elétrica foi elevada para 200,000 volts por um transformador, o que fez com que a energia viajasse num raio de 12 polegadas de diâmetro. É de invejar Flash Gordon. A energia depois passa por um segundo transformador, o qual, por sua vez, recarrega a bateria de um celular em questão de segundos.
- Leia também: Home office: 114 vagas para trabalho remoto [26/10]
Mas calma lá. Isso não significa que você pode se esgueirar por noites chuvosas no alto de uma colina em busca do relâmpago “perfeito” para recarregar seu celular com a forcinha da mãe natureza. Pode ir tirando o cavalinho da chuva – além de você mesmo. A ideia do experimento da Nokia com os cientistas da Universidade de Southampton é dar um panorama – ainda inexistente, mas possível – daquilo que o futuro pode resguardar com a eliminação de cabos ou horas de recarga e também com a utilização de um método mais sustentável.
De repente, aqueles relatos de explosão de smartphones na tomada viraram fichinha, não é mesmo?