menu
Tecmundo
The BRIEF

Samsung, Nike e Nestlé são as marcas mais indicadas nas redes sociais

Pesquisa realizada pela SurveyMonkey revela as marcas que estão na ponta da língua dos internautas na hora de fazer uma recomendação

Avatar do(a) autor(a): Rafael Farinaccio

27/01/2016, às 15:49

Samsung, Nike e Nestlé são as marcas mais indicadas nas redes sociais

Fonte:

Imagem de Samsung, Nike e Nestlé são as marcas mais indicadas nas redes sociais no tecmundo

De acordo com um estudo realizado pela SurveyMonkey, empresa líder global em plataforma de questionários e pesquisas online, a Samsung é a marca que os internautas brasileiros estão mais propensos a indicar para amigos ou parentes nas redes sociais, seguida por Nike, Nestlé, Sony e Apple.

A pesquisa foi realizada com 5.639 pessoas que utilizam redes sociais em 11 países: Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Japão, Reino Unido e Estados Unidos. Do valor total, cerca de 500 entrevistados são brasileiros. O processo ajudou a entender as razões que levam as pessoas a serem engajadas ou não em promover ou denegrir uma marca nas redes sociais.

Brasil no ranking

Pela primeira vez, uma marca brasileira aparece no top 10 da lista de marcas: a Natura, em nono lugar. O estudo revela ainda características do brasileiro quanto ao engajamento em indicar marcas a amigos ou parentes nas redes sociais. Os “promotores”, aqueles que defendem e indicam um serviço ou produtos para seus contatos, são muito engajados em seguir ou curtir páginas das empresas. No Brasil, 78% afirmam fazê-lo. Para efeito de comparação, a média dos países pesquisados fica em 66%.

Sobre as razões pelas quais as pessoas curtem ou seguem uma marca, a maioria dos brasileiros (77%) afirmaram que fazem isso para ficarem por dentro de ofertas e novas informações de um produto ou serviço. Interagir diretamente com a empresa é a segunda opção dos internautas (58%); e, para 57% deles, é importante também dar “like” ou “follow” para fornecer feedback direto às companhias.

Fidelidade à marca

“Entre os pesquisados, os brasileiros são os mais engajados com as marcas nas redes socais, ou seja, os mais propensos a seguir, compartilhar ou recomendar as marcas nos canais. Isto é uma grande oportunidade para as empresas criarem conteúdos relevantes para esta audiência de forma a cativá-la, o que poderá ajudar a alavancar sua presença, influência e reputação”, afirma o Country Manager da SurveyMonkey no Brasil Rodolfo Ohl.

Questionados sobre os fatores que influenciam na decisão para comprar ou experimentar um novo produto ou serviço, 17% afirmam que são as recomendações de amigos nas redes sociais. Primeiramente, os internautas confiam mais em um teste do produto (32%), seguido por comerciais em TV (21%). “O sucesso nas redes sociais vai muito além das curtidas e seguidas. Os compartilhamentos são relevantes, mas o mais importante é ter uma legião de promotores, ou seja, internautas que compartilham boas experiências em relação a uma marca nestes canais”, conclui Rodolfo Ohl.

Confira a seguir a lista completa com as 20 marcas mais indicadas por usuários das redes sociais:

Qual marca você mais recomendaria para outros usuários das redes sociais? Comente no Fórum do TecMundo

 



Editor do The BRIEF. Há mais de 10 anos na NZN, Fari é historiador, apaixonado por ciências e tecnologia, e grande admirador das obras de J.R.R. Tolkien.