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Combater sites que promovem a pirataria não produz efeitos, afirma comissão

Estudo mostra que o custo das operações que visam fechar serviços com o Pirate Bay acabam não compensando o investimento necessário

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

15/05/2015, às 10:08

Um estudo conduzido pela Comissão Europeia chegou a uma conclusão que muitos consumidores e empresas já sabia: combater sites que promovem a pirataria não ajuda a diminuir o problema. Segundo o estudo, a perseguição a páginas como o The Pirate Bay não tem se mostrado uma maneira efetiva de incentivar o consumo de produtos originais.

O estudo tomou como base o fechamento do site Kino.to, que envolveu uma operação policial que apreendeu equipamentos e prendeu suspeitos na Alemanha, Espanha, França e Holanda. Segundo os pesquisadores responsáveis, os efeitos que isso teve sobre os usuários comuns foi relativamente limitado e curto.

Mesmo durante a época em que o fechamento do Kino.to estava em evidência, o hábito de 5 mil pessoas estudadas pouco mudou em relação ao download de conteúdos piratas. “Enquanto os usuários do Kino.to diminuíram o consumo de pirataria em até 30% durante as quatro semanas que se seguiram à intervenção, seu consumo através de plataformas de filmes licencias cresceu somente 2,5%”, afirma a pesquisa.

Efeito Hidra

Em resumo, o custo envolvido nas operações policiais e em outras atitudes que visavam acabar com a pirataria acabavam não compensando sua diminuição momentânea. Além disso, o fim do Kino.to resultou no surgimento de novos serviços de streaming que, somados, apresentavam a mesma média de usuários — o chamado “Efeito Hidra”.

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“Isso tem o potencial de tornar novas intervenções da lei em algo mais custoso — já que não há mais uma plataforma dominante a fechar — ou menos efetivas do que se somente um site fosse visado”, diz o documento. No entanto, os pesquisadores afirmam que os resultados devem ser tratados com cautela, visto que eles não levam em consideração o desempenho obtido no mercado físico.



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Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.