menu
Logo TecMundo
Produto

DirectX 12 poderá usar chip gráfico onboard para melhorar seus jogos

Nova API do Windows 10 consegue aproveitar todos os componentes da máquina, inclusive aquela sua Intel HD Graphics que fica ociosa

06/05/2015, às 10:31

A Microsoft vem trabalhando pesado no desenvolvimento do DirectX 12, sugerindo que os gamers poderão ter resultados muito mais satisfatórios mesmo com placas de vídeo mais antigas.

Depois de anunciar a possibilidade de combinar diferentes GPUs (com chips AMD e NVIDIA numa mesma configuração), agora a companhia revela que a API do Windows 10 poderá aproveitar até mesmo os chips gráficos onboard na hora de rodar os jogos.

O novo recurso anunciado no blog do DirectX recebe o nome de Multiadapter, sendo esta uma novidade que poderá aproveitar todo o silício “adormecido”. A novidade é interessante para aqueles que já possuem uma placa de vídeo offboard e que veem o potencial do chip onboard desperdiçado.

A Microsoft publicou um comparativo entre uma máquina que usa apenas uma placa NVIDIA e outra que combina a mesma peça com o processador gráfico de um chip Intel. Aos seis segundos já é possível perceber que a configuração com Multiadapter já supera a concorrente e, no fim das contas, foi possível perceber um ganho de quase 4 frames por segundo.

undefined

Isso é bacana, mas, afinal, como funciona? De acordo com a postagem no blog do DirectX, o Multiadapter habilita cargas de trabalho, como o pós-processamento, separadas que podem ser executadas em paralelo em GPUs distinta. Deixando essa etapa para um segundo chip, o componente principal está pronto para começar a trabalhar em outro frame.

Analisando os resultados, a Microsoft concluiu que a novidade ainda está em fase inicial, tanto que somente 70% do poder do chip gráfico onboard foi aproveitado. Sendo assim, a equipe de desenvolvimento do DirectX 12 tem trabalho pela frente e poderá entregar resultados ainda mais impressionantes. Quem aí gostou da novidade?


local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 1 dia