menu
Tecmundo
Produto

AMD vs NVIDIA: veja os resultados do benchmark Fable Legends com DirectX 12

Primeiros testes com resolução 4K mostram bons resultados para as duas marcas, mas números não chegam nem perto do que era prometido pela Microsoft

24/09/2015, às 17:13

Desde o anúncio do Windows 10, a Microsoft prometia grandes melhorias nos jogos com a chegada do DirectX 12. Acontece que até agora nenhum game compatível com a nova API foi lançado em versão final.

Até agora, só pudemos conferir um pouco do gostinho do DX12 com os testes da Futuremark e o jogo Ashes of the Singularity, mas nenhum deu uma demonstração real das capacidades do software, já que trabalham mais com poder computacional.

Para dar um raio de esperança aos jogadores, a própria Microsoft liberou o benchmark do jogo Fable Legends. A demonstração (que você confere no vídeo que abre esta notícia) mostra uma variedade de cenários e efetuar cálculos de desempenho para que o jogador possa ver se o seu computador vai aguentar o game.

Aproveitando o contato direto com a desenvolvedora, os sites ExtremeTech e PCPerspective conseguiram rodar uma série de testes com as mais variadas placas. Os resultados evidenciam as diferenças de performance entre as seguintes placas:

As configurações das máquinas utilizadas diferem um pouco, sendo que o PCPerspective optou por um PC equipado com o Intel Core i7-6700K e o ExtremeTech rodou os benchmarks com um computador dotado de um Intel Core i7-5960X. Com verificações em 720p, 1080p e 4K, os resultados você confere logo abaixo:

undefined

undefined

undefined

A disputa é acirrada entre as placas de vídeo mais poderosas, mas, ao conferir os testes da ExtremeTech, é possível verificar que vários modelos da AMD se destacam, sendo que apenas a GeForce GTX 980 Ti oferece concorrência, por sinal, ela empata com a Radeon R9 Fury X.

undefined

undefined

undefined

undefined

As verificações da PCPerspective não são tão diferentes, sendo que as da série R9 geralmente estão a frente de suas respectivas concorrentes. Entretanto, nos testes deste site, a GTX 980 Ti levou a melhor sobre a Fury X.

Obviamente, ainda é cedo para afirmar se uma ou outra marca vai ter melhor desempenho com o DirectX 12, mas, por ora, podemos perceber que a nova API da Microsoft não é capaz de levar aos ganhos prometidos anteriormente — quando a desenvolvedora relatava melhorias absurdas no uso do hardware. Vale aguardar para conferir mais benchmarks e a performance prática.