Os brasileiros infelizmente já estão acostumados a ver preços abusivos sendo praticados em nosso mercado. Porém, por conta da alta do dólar – que recentemente chegou à casa dos R$ 4 e gerou muitos memes – e o fim da Lei do Bem – que já afetou o preço dos eletrônicos –, esses valores subiram ainda mais.
Por causa disso, revolvemos criar a tabela acima para evidenciar esse aumento de preço em alguns smartphones. O nosso parâmetro de comparação é o valor praticado durante a Black Friday 2015, período em que os valores desse mercado ainda não estavam na estratosfera. Portanto, utilizamos como base os produtos que divulgados durante a nossa Central de Ofertas no ano passado.
)
Caso você queira conferir uma análise completa dos preços, formulamos uma tabela com todos os smartphones divulgados em nossa Central de Ofertas comparando com o valor atualmente praticado no mercado. Confira a tabela completa através deste link.
Refletindo: queremos ouvir a sua opinião
Mesmo analisando as discrepâncias com os valores de vários produtos e a evolução deles ao decorrer do tempo, é possível levantar alguns questionamentos:
- Seria correto cobrar o preço dos eletrônicos vendidos aqui, mas que foram importados de outro país, apenas convertendo o valor das moedas?
- Qual deveria ser a política de redução de preços após o lançamento de uma versão mais recente de uma linha de aparelhos (o Moto G de 2ª geração e o Moto G de 3ª geração, por exemplo)?
- Vale a pena investir em um dispositivo assim que ele é lançado?
- Até que ponto compensa comprar um produto que já recebeu uma atualização, mas possui um preço reduzido em relação ao novo modelo?
- A variação de custo sofrida pelas opções na tabela foi justa?
Importante!
Neste espaço, vamos esclarecer alguns pontos importantes que foram levados em consideração na hora da construção da tabela e que precisam ser analisados para evitar discussões a respeito dos dados apresentados:
- Os produtos listados são aqueles que divulgamos durante nossa Central de Ofertas da Black Friday 2015 (em 25 de novembro de 2015);
- Os preços dos smartphones são os praticados por varejistas online e não oferecem vínculo com operadoras de telefonia móvel;
- Os custos exibidos representam os valores vigentes nos principais varejistas online no momento da construção da tabela e consultados através do nosso Comparador de Smartphones. É perfeitamente possível encontrar números diferentes dos apresentados;
- A coluna de custo dos aparelhos atualmente no mercado brasileiro considerou a opção que oferecia o menor preço (à vista com boleto bancário ou débito online, geralmente). Portanto, esses valores podem variar dependendo da forma de pagamento escolhida;
A análise correta a ser feita é comparar a evolução do preço para um único dispositivo e não dele com outros modelos. As tabelas contêm produtos de gerações diferentes, lançados em anos também distintos. Portanto, pode não fazer sentido comparar o preço de aparelhos que foram entregues ao mercado em épocas distantes.
Você considera justo o aumento de preços em smartphones praticado no Brasil? Comente no Fórum do TecMundo!