menu
Tecmundo
Produto

Globalfoundries anuncia criação de nova arquitetura de 14 nanômetros

Fabricante promete que nova tecnologia vai possibilitar a criação de dispositivos até 60% mais econômicos do que os atuais.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

24/09/2012, às 05:38

(Fonte da imagem: Divulgação/Globalfoundries)

A Globalfoundries anunciou na última quinta-feira (20) que está pronta para entrar no mercado de transistores 3D. A empresa revelou o lançamento da arquitetura modular 14 nm-XM (Extreme Mobility), que reaproveita muitas das características do layout FinFET para permitir o desenvolvimento de dispositivos que consomem de 40% a 60% menos energia do que aqueles disponíveis atualmente no mercado.

Apesar de a novidade também oferecer um poder computacional maior do que os produtos desenvolvidos anteriormente pela companhia, o foco da arquitetura será mesmo a economia de energia. Atualmente, a organização está trabalhando em métodos de empregar a tecnologia em processadores ARM.

(Fonte da imagem: Divulgação/Globalfoundries)

Assim como acontece com a nova arquitetura tridimensional desenvolvida pela Intel, deve demorar certo tempo para que os novos produtos da Globalfoundries sejam lançados para os consumidores finais. A expectativa é que o primeiro aparelho equipado com a 14 nm-XM chegue ao mercado somente a partir da metade de 2013, já que muitos testes ainda deverão ser realizados pela empresa antes de a novidade começar a ser produzida em massa.

Fonte: Globalfoundries



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.