Após diversos exemplares do Chromecast simplesmente pararem de funcionar nos últimos dias ao longo do mundo, o Google emitiu um pedido de desculpas oficial aos usuários. Em uma mensagem enviada por email, a companhia admite e reconhece o erro, além de confirmar novamente que trabalha em uma correção para o problema.
“Estamos entrando em contato com você por causa de uma interrupção que afeta os dispositivos Chromecast (2ª geração) e Chromecast Audio. Pedimos desculpas pelo problema e entendemos sua frustração. Estamos trabalhando para lançar uma correção o mais rápido possível e compartilharemos atualizações e orientações na página da Comunidade Nest. Agradecemos sua paciência enquanto resolvemos esse problema”, revela o comunicado.
Essa não é exatamente a primeira vez que o Google reconhece o erro. Depois que os relatos de dispositivos Chromecast com problemas ganharam notoriedade, a empresa de Mountain View disse “estar ciente” do ocorrido e que já trabalhava em uma solução, mas sem se comprometer com datas.
A companhia, no entanto, prontamente solicitou que os donos de Chromecast não utilizassem a opção de redefinir os aparelhos para as configurações de fábrica. O processo poderia deixar os dispositivos indisponíveis temporariamente e talvez fosse dificultar as correções.
Falha generalizada
Pelo menos desde o último fim de semana, milhares de usuários ao redor do mundo reclamam que seus aparelhos Chromecast não estão funcionando corretamente. A falha atinge principalmente modelos de segunda geração da linha e o Chromecast Audio, mas não há certeza sobre as raízes do problema.
Com tantos usuários afetados, diversas pessoas começaram a publicar tutoriais sobre o que poderia ser feito para fazer com que os aparelhos voltassem a funcionar. Ao conectar o Chromecast pelo celular, o produto emite mensagens de erro e diz que não pode reconhecer o smartphone.
Além de indicarem realizar a formatação de fábrica dos gadgets, algo não recomendado pelo Google, os usuários também sugerem reiniciar os aparelhos, desinstalar o aplicativo do Google Home, limpar o cache, ou conectar os dispositivos em redes sem fio diferentes. Nenhuma dessas alternativas parece ser efetiva para contornar o erro.
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Por ser algo generalizado, é bem improvável que quaisquer soluções “caseiras” como essas funcionem. O mais indicado é realmente aguardar pela correção do Google, já que mexer em diversas configurações do aplicativo pode fazer com que usuários menos experientes causem outros problemas em seus próprios dispositivos.
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Origens da falha foram reveladas?
Mesmo que o Google ainda não tenha divulgado o que causou esse problemão, no Reddit o usuário tchebb pode ter descoberto as raízes do problema. Em testes realizados, ele aponta que o erro pode ter relação com um certificado intermediário dos dispositivos, responsável por realizar a autenticação do Chromecast.
Esse certificado funciona como uma espécie de guarda, que quando recebia o sinal que o aparelho estava sendo conectado à rede por outro dispositivo, não conseguia se identificar como um aparelho legítimo. Com isso, o sistema do Chromecast acaba bloqueando as operações.
O certificado teria expirado no domingo (09), ou seja, exatamente quando boa parte dos problemas começaram. Vale lembrar que o Google anunciou que iria descontinuar a linha do Chromecast, e prometeu continuar atualizando os dispositivos, mas ainda não sabemos se esse fim de ciclo dos aparelhos tem relação com o certificado expirado.
Seja como for, tchebb aponta que o Google deve demorar cerca de sete dias para corrigir o problema. Caso o erro seja realmente esse, a empresa precisará atualizar a base de dados do Google Home, Chrome, Google Play Services — algo que leva algum tempo.