menu
Tecmundo
The BRIEF

Qualcomm promete fotos melhores graças às tecnologias do Snapdragon 835

Segundo a fabricante, o novo chip vem com melhorias em três áreas ligadas à captura e ao processamento de imagens

Avatar do(a) autor(a): Leonardo Rocha

06/02/2017, às 09:51

Já falamos aqui no TecMundo a respeito de uma série de detalhes divulgados pela Qualcomm a respeito de seu mais recente e poderoso chip para dispositivos móveis e aparelhos VR e AR, o Snapdragon 835. Por enquanto, ainda não pudemos ver o componente funcionando em nenhum dispositivo, mas a empresa voltou a falar sobre ele, trazendo algumas informações a respeito de suas capacidades voltadas para o aprimoramento de recursos fotográficos nos aparelhos em que for usado.

De acordo com a Qualcomm, o Snapdragon 835 vem com melhorias em três áreas ligadas à captura e ao processamento de imagens. A primeira delas é o zoom, tanto ótico quanto digital, que serão aprimorados em conjunto pelo processador para “resolver o problema de granulado [...], garantindo que as fotos sejam suaves, naturais e sem perdas”.

undefinedA Qualcomm promete fotos muito melhores com o Snapdragon 835

A captura de cores é o segundo ponto melhorado no chip, que usa a tecnologia Clear Sight para combinar dois sensores de câmera. “O filtro de cor é removido do sensor mono, permitindo que ele grave o máximo de luz do espectro RGB, em vez de apenas um tom específico”, explica a companhia. A imagem obtida dessa forma seria capaz de resultar em tonalidades mais precisas.

Novo padrão da indústria

Por fim, o Snapdragon 835 conta com um novo fotodiodo duplo (2PD) feito para aprimorar o foco automático dos dispositivos da mesma forma que a tecnologia DuoPixel fez pelos Galaxys S7 e S7 edge. De acordo com a Qualcomm, cada pixel será capaz de fazer “detecção de fase e captura de imagem”.

Esse último ponto, no entanto, não é exatamente uma exclusividade, já que tanto a Samsung quanto a Apple já empregam tecnologias similares nos seus celulares. Resta agora esperar para que o chip seja usado em algum smartphone capaz de extrair todo o seu poder e ver se os benefícios prometidos pela fabricante realmente resultarão em fotografias significativamente melhores tiradas a partir de celulares.



Jornalista, apresentador e editor com mais de 12 anos de experiência no TecMundo.