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Sucesso precoce: Sony se diz surpresa com alta demanda por PlayStation VR

Presidente mundial da Sony Computer Entertainment diz que empresa precisou adiar lançamento do acessório em função da procura acima do esperado

28/03/2016, às 08:24

Sucesso precoce: Sony se diz surpresa com alta demanda por PlayStation VR

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A realidade virtual é a nova menina dos olhos da indústria. Marcas grandes, médias e pequenas estão com propostas afiadas no topo da prancheta, e a Sony promete um forte arsenal para a tendência com o PlayStation VR, que já conta com mais de 100 projetos pré-aprovados e desenvolvidos por equipes do mundo inteiro. O sucesso é tamanho que o dispositivo simplesmente esgotou nos primeiros minutos de pré-venda, fato que surpreendeu a empresa japonesa. A demanda é maior do que todos por ali esperavam.

Shuhei Yoshida, presidente mundial da Sony Computer Entertainment, contou, em entrevista ao canal no YouTube Kinda Funny Games, que a equipe “se enganou” com as projeções iniciais de pedidos dos óculos de realidade virtual. Essa subestimativa obrigou a companhia a adiar o lançamento do acessório para outubro a fim de atender à demanda. Originalmente, o PlayStation VR estava previsto para o final deste semestre, ou seja, até junho.

“Tínhamos uma meta interna e acabamos de perceber que era muito pequena, e essa foi a razão pela qual adiamos o lançamento, previsto para a primeira metade do ano. (...) O desenvolvimento do hardware está realizado e dentro dos planos, mas nos tocamos de que precisávamos de mais unidades ao falarmos em negócios. Mais do que tínhamos previsto para o momento do lançamento. Portanto, a única coisa que podíamos fazer era adiar o lançamento de forma que pudéssemos fabricar mais unidades ao dia 1”, afirmou o executivo máximo da divisão de entretenimento da Sony, responsável pela família PlayStation.

Adiar o PlayStation VR deu tempo extra para as equipes de desenvolvimento, que vão poder polir os jogos

De acordo com Yoshida, os meses adicionais até o lançamento darão ainda mais terreno para que os desenvolvedores possam refinar os produtos previstos para o PlayStation VR nos primeiros meses de vida. “Adiar o PlayStation VR nos deu tempo extra para alegrar as equipes de desenvolvimento, que vão poder polir os jogos, já que realidade virtual [ainda] é algo muito complexo e há uma série de problemas complicados que temos de resolver para que muitas pessoas tenham uma grande experiência e possam testá-lo”, explicou.

Esse tempo extra certamente é muito bem-vindo aos desenvolvedores, artistas e demais envolvidos. As etapas de produção serão complexas daqui para frente – muito mais do que têm sido –, pois existe a necessidade de mostrar ao consumidor por que ele precisa de um dispositivo de realidade virtual. Ou seja, além da preocupação com a qualidade dos jogos, há um trabalho pesado de marketing pela frente, algo que deve ser impulsionado pela Sony durante a E3, maior evento de games do mundo, que ocorre em junho nos EUA.

O PlayStation VR será lançado por US$ 399, valor pelo menos US$ 200 mais barato que os produtos da concorrência – a exemplo do Vive, da HTC, e do Oculus Rift, ofertados a ostentadores US$ 600 cada. No entanto, vale lembrar que, para usufruir plenamente do PlayStation VR, é necessário ter a PlayStation Camera e os controles Move, que não estão inclusos do pacote.

undefinedPlayStation Camera e controles Move são necessários para a experiência completa do PlayStation VR

E no Brasil?

Ainda não há qualquer previsão do PlayStation VR – ou dos concorrentes diretos – por aqui, seja uma data ou uma estimativa de preço. É bem possível que o dispositivo seja importado, e não fabricado aqui, o que deve encarecer substancialmente o valor final, considerando todas as taxações e tributações que um produto dessa categoria recebe no Brasil. Aguardemos um posicionamento oficial da Sony nos próximos meses.

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