O Instagram anunciou hoje (5) duas novidades interessantes para seus usuários globalmente. A rede social está incrementando a função Stories e, agora, passa a salvar automaticamente todas as suas postagens efêmeras em um arquivo pessoal, visível apenas para o criador desses vídeos. Com isso, todos os Stories publicados a partir de hoje serão salvos na nuvem da rede social e poderão ser revisitados a qualquer momento (para quem já recebeu a novidade).
Isso é uma adição interessante para quem gosta de compartilhar seus momentos através dos Stories do Instagram, mas também gostaria de ter os vídeos e fotos salvos para guardar como lembrança. Essa possibilidade já existia no Snapchat há cerca de um ano, e agora está no principal concorrente.
)
Contudo, a segunda novidade na rede social ajuda a diferenciar o arquivo de Stories do Instagram do que temos no Snapchat. Ao vasculhar o arquivo, os usuários poderão organizar algumas “galerias” ou “highlights” com essas postagens efêmeras e torná-las públicas na página inicial de seus perfis no Instagram. Essas galerias vão aparecer acima da coleção de fotos e vídeos normais que você já conhece e devem servir como uma apresentação mais cândida dos usuários.
Segundo a rede social, é possível salvar quantas galerias a pessoa quiser e sem limite de uso de Stories arquivados. Contudo, só é possível fazer isso quando o prazo de 24 horas da postagem vence, já que, antes disso, os Stories ainda não estão no arquivo.
)
Os usuários que não quiserem ter seus Stories salvos para sempre poderão desativar a opção nas configurações do Instagram, e ainda não existem ferramentas para ajudar os usuários que salvam seu conteúdo a revisitá-lo. Por isso, existe a possibilidade de app introduzir alguma ferramenta que traga à tona alguns compartilhamentos sempre que eles completam um ano ou algo assim, bem ao estilo Facebook e Timehop.
)