A notícia de que o criador do Vine estaria desenvolvendo uma nova versão da rede social pegou muita gente de surpresa quando a novidade foi confirmada no início deste ano. Contudo, apesar do entusiasmo inicial, a escassez de informações nos últimos meses deu indícios de que as coisas não iam muito bem.
Agora, vem a confirmação de que a Vine 2.0 foi adiada por tempo indeterminado, ou seja, sem qualquer previsão de quando será lançada. Por meio do Twitter, o perfil oficial @V2app publicou um texto assinado por Dom Hoffman, criador da rede adquirida pelo Twitter em outubro de 2012 e encerrada em janeiro de 2017.
Na mensagem, ele explica que “subestimou a quantidade de entusiasmo e atenção que o anúncio [do ressurgimento da rede social] geraria”. Apesar de ser encorajador, afirma o desenvolvedor, o interesse do público também demandou a criação de uma plataforma muito mais robusta, assim, “os custos estimados apenas para os primeiros meses seriam muito altos”, muito além de sua capacidade de autofinanciamento.
— v2 (@v2app) 4 de maio de 2018the v2 project is postponed https://t.co/H0e9e0BTdg pic.twitter.com/mN5wIbdQsf
Além da questão financeira, Hoffman indicou também possíveis problemas legais, apesar de não detalhar exatamente quais, envolvidos na produção. Quem sabe sejam questões envolvendo propriedade intelectual, visto que logo e marca de seu antigo produto atualmente pertencem ao Twitter.
“Resumindo a história, para funcionar, o projeto V2 precisa operar como uma companhia, com financiamento externo escalável, provavelmente de investidores”, explicou o desenvolvedor. E foi com isso em mente que o projeto foi suspenso por tempo indeterminado, então, o jeito é aguardar até que seu criador promete venha com novidades para a comunidade de entusiastas e órfãos do Vine.
)