menu
Logo TecMundo
Redes Sociais

Novo bot influencer do Instagram tenta arranjar jantares grátis ao dono

Para tentar descolar algumas refeições de graça, um cientista de dados criou um perfil no Instagram comandado por um bot e se tornou um influencer em Nova York.

22/03/2019, às 17:01

Novo bot influencer do Instagram tenta arranjar jantares grátis ao donoFonte:

Imagem de Novo bot influencer do Instagram tenta arranjar jantares grátis ao dono no tecmundo

O cientista de dados Chris Buetti criou um perfil no Instagram que funciona de forma automatizada e se tornou um influencer na rede. Tudo começou porque ele queria descolar algumas refeições gratuitas em restaurantes de Nova York. Então, ele desenvolveu um programa com o objetivo de se tornar um perfil popular. A ferramenta desenvolvida por Buetti consiste em recrutar a audiência (ele chegou a 25 mil seguidores ao seguir automaticamente vários perfis na tentativa de ser seguido de volta) e reposta fotos bonitas da cidade, na tentativa de gerar engajamento.

Ele argumenta que essa é a solução perfeita se alguém não quer realmente dedicar tempo para alimentar o perfil, mas ainda quer ter algo a oferecer para trocas por um jantar grátis. O programa encontra até perfis de restaurante em Nova York e envia mensagens diretas se oferecendo para promover o local em troca de uma refeição – sem deixar claro que se trata de um bot. De acordo com o que Buetti disse ao BuzzFeed News, ele já conseguiu dez refeições grátis ou com desconto em bons restaurantes. 

(Reprodução/Instagram)

Depois do sucesso com o @beautiful.newyorkcity, Buetti abriu uma consultoria de mídias sociais, na qual oferece as táticas que usa no seu perfil para clientes que queiram fortalecer a marca online. Até agora, a Social Rise Consulting conta com 42 clientes e é parte do portfólio do cientista de dados.  

Em relação à ética envolvida em um perfil gerenciado por um bot, Buetti deixa claro que nenhum conteúdo postado na @beautiful.newyorkcity é de propriedade dele. O perfil também credita automaticamente os autores das fotos. Ele diz que, do ponto de vista do anunciante, faz pouca diferença se a foto é postada em uma conta gerenciada por um humano ou por uma inteligência artificial. O cientista diz que vários restaurantes entraram em contato dizendo que receberam clientes que viram as fotos postadas no perfil. “Eu gastei bastante tempo e esforço escrevendo este script e estou oferecendo um serviço, enquanto eles me oferecem uma refeição gratuita”, completa. 


local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 2 dias