Usuários do Instagram na versão beta do iOS 14 têm usado as redes sociais para relatar, nos últimos dias, um bug que tem feito o indicador de câmera ligada do dispositivo ser acionado ao abrir o app. A notificação aparece mesmo sem usar as lentes para fazer fotos ou vídeos.
Diante do problema, que teria surgido após a chegada de uma atualização para a versão de testes do sistema operacional da Apple, muitos usuários desconfiaram se tratar de algo relacionado a espionagem. Porém, a plataforma pertencente ao Facebook tratou logo de explicar o ocorrido.
Em contato com o The Verge no sábado (25), um porta-voz do Instagram confirmou saber da existência da falha referente ao surgimento da luz verde na barra de menus do iOS 14, indicando o uso da câmera mesmo sem ela estar ligada. Além disso, revelou que a vulnerabilidade já estava sendo corrigida pela equipe de desenvolvedores da rede social.
Os relatos da falha apareceram no Twitter.
“Nós acessamos sua câmera somente quando você solicita — por exemplo, quando você desliza de Feed para Câmera. Descobrimos e estamos corrigindo um bug no iOS 14 Beta que indica erroneamente que algumas pessoas estão usando a câmera quando não estão”, disse a fonte. Ela destacou ainda que nenhum conteúdo foi gravado.
Fechando o cerco aos apps bisbilhoteiros
Outros apps também foram “dedurados” pelos novos recursos de privacidade do iOS 14, que indicam se algum programa está utilizando a câmera ou o microfone do celular, por exemplo, sem a autorização do usuário.
Serviços como TikTok, Reddit e LinkedIn, entre outros, tiveram comportamentos estranhos denunciados pelas novas ferramentas, recentemente. Eles estavam acessando conteúdos armazenados na área de transferência do telefone, mesmo sem o consentimento do proprietário do aparelho.
Depois do aumento da vigilância promovido pela nova versão do iOS, apresentada em junho, as três plataformas disseram ter lançado atualizações para corrigir tais comportamentos.
)