Apresentando uma suíte completa de recursos para o Instagram e o Facebook, o Facebook Business (ou "Facebook para empresas", em tradução livre) é uma ferramenta praticamente indispensável para páginas e perfis comerciais em ambas as plataformas. Nela, é possível conferir métricas como interações de usuários em publicações, estatísticas de alcance demográfico e mensagens diretas em uma interface intuitiva — facilitando a vida dos produtores de conteúdo.
Dentre as diversas funções do Facebook Business, destaca-se a possibilidade de criar anúncios personalizados conforme o público-alvo desejado. A ferramenta pode ser utilizada como um potente catalisador para o aumento de métricas, que incluem desde interações até fechamento das vendas, tornando seu uso um diferencial no processo de crescimento e faturamento de pequenos e grandes negócios.
Para auxiliar o usuário, o TecMundo elaborou um guia completo para quem deseja dar os primeiros passos no criador de anúncios do Facebook. Confira a seguir.
Criando uma conta no Facebook Business
É necessário criar uma conta, caso não tenha uma página profissional, para utilizar o Facebook Business o processo é rápido e gratuito. (Fonte: Facebook Business / Reprodução)
Para começar a utilizar o Facebook Business, é necessário ter uma conta na plataforma e registrar um nome para a empresa ou página a ser gerenciada, bem como um endereço de e-mail profissional.
Essa etapa é automática para os usuários que já têm uma página no Facebook ou conta no Instagram atrelada a um perfil comercial. Em ambos os casos, o processo é rápido e gratuito. Registre-se clicando aqui.
Utilizando o criador de anúncios do Facebook
Na página inicial do Facebook Business, encontram-se diversas ferramentas voltadas para o gerenciamento de páginas e lojas. Para acessar o criador de anúncios, basta selecionar a opção homônima acompanhada de um "megafone" na barra lateral à esquerda da tela.
Adiante, clique em "Criar anúncio" no canto superior direito para começar. Na próxima tela, serão exibidos três métodos de desenvolvimento de publicidade para auxiliar o usuário no processo de criação, oferecendo perfis adequados para cada objetivo.
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O caminho para acessar o criador de anúncio do Facebook Business. (Fonte: Facebook Business, Adriano Camacho / Reprodução)
Criando um anúncio personalizado
Neste guia, será demonstrado o método predefinido para "Turbinar mídia do Instagram", contudo, os passos a seguir podem ser utilizados para configurar quaisquer outros objetivos. Veja como:
- Na janela com os três métodos de criação, selecione "Escolher uma meta" e depois "Turbinar mídia do Instagram".
- Em seguida, selecione a publicação a ser promovida.
- Feito isso, defina se a publicação se trata de um anúncio especial e se está relacionada a algum tema social, como direitos civis, saúde e economia. Caso esteja, será necessário ter uma autorização especial do Facebook antes de promovê-la. Saiba mais clicando aqui.
- Adiante, personalize seu público-alvo ou escolha a opção otimizada pelo Facebook.
- Por fim, defina a duração da campanha e o tamanho do orçamento. Nesta etapa, será estimado o alcance diário da publicação.
- Confirme os dados de pagamento e definições do anúncio, finalizando o processo ao clicar em "Turbinar publicação agora".
Opções de personalização durante a criação de um anúncio no Facebook Business. (Fonte: Facebook Business, Adriano Camacho / Reprodução)
Alternativa: criando um anúncio automatizado
Em caso de dúvidas quanto ao público desejado ou à finalidade do anúncio, é recomendado utilizar o método de criação "Anúncios automatizados", desenvolvido para guiar o usuário até o seu objetivo por meio de simples perguntas.
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O questionário resultará em uma página pré-configurada conforme as respostas, mas que ainda possibilita a personalização de fatores como o orçamento e duração da campanha, bem como a plataforma final em que a publicação será promovida. Também é possível voltar e alterar as respostas se desejado.
Exemplo de criação de um anúncio automatizado no Facebook Business. (Fonte: Facebook Business, Adriano Camacho / Reprodução)
Para os mais experientes
Se os recursos oferecidos pelo criador de anúncios "padrão" não forem suficientes, há ainda o Gerenciador de Anúncios do Facebook, mais robusto e completo. A ferramenta, apesar de eficiente, pode assustar os usuários casuais com sua interface "pouco amigável" e mais "técnica" — principalmente se comparada ao criador alternativo. Assim, seu uso é recomendado para os usuários profissionais ou mais experientes no processo da plataforma.
Acesse a ferramenta por meio deste link ou clicando na opção "Mostrar mais detalhes no Gerenciador de Anúncios", encontrada na Central de Anúncios da interface "padrão" do Facebook Business.
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Interface do Gerenciador de Anúncios do Facebook. (Fonte: Facebook Business / Reprodução)
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