menu
Tecmundo
Redes Sociais

Instagram começa a testar alerta de uso em excesso do app

O 'Take a Break' pode ser configurado pelo usuário e deve virar um recurso padrão ainda em 2021

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

11/11/2021, às 06:24

Instagram começa a testar alerta de uso em excesso do app

Fonte:

Imagem de Instagram começa a testar alerta de uso em excesso do app no tecmundo

O Instagram inicia a partir dos próximos dias os testes de um novo recurso que ajuda as pessoas a passarem menos tempo com o aplicativo ligado. Trata-se do "Take a Break", um alarme que avisa se você está conferindo as atualizações ou fazendo postagens na rede social já há bastante tempo.

Segundo o CEO do Instagram, Adam Mosseri, essa pausa forçada vai "tornar o app um pouco melhor para os usuários". Os testes começaram com um número entre 1% e 2% da base total do app e já pode virar um recurso oficial em dezembro deste ano, caso seja bem recebido.

Você pode configurar o alerta a cada 10, 20 ou 30 minutos de uso sem parar do aplicativo. A opção deve ser ativada pelo usuário, ou seja, ela não é ligada automaticamente ou por padrão.

— Adam Mosseri ?? (@mosseri) November 10, 2021

Além do alarme, a plataforma sugere que você respire fundo, transporte para palavras o que você está pensando, escute algumas das suas músicas favoritas e vá riscar algumas tarefas da lista de afazeres do dia durante esse tempo de descanso.

Fase difícil

Ao lado do Facebook, o Instagram é um dos aplicativos da Meta que recebeu duras críticas e foi parte das denúncias de reportagens que mostraram práticas e estudos ignorados pela companhia em relação ao bem-estar dos usuários.

No caso da plataforma de fotos e vídeos, a empresa sabia do efeito negativo do Instagram na saúde de jovens e que perfis de famosos geram sensações negativas se conferidos em excesso.

Além do "Take a Break", a plataforma já anunciou medidas para reduzir bullying e assédio no ambiente digital e cancelou o desenvolvimento de uma versão do app voltada para jovens.



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.