Instagram e TikTok estão testando serviços de assinaturas pagos parar gerar renda para criadores de conteúdo. Ambas as funcionalidades já estão disponíveis nesta quinta-feira (20) para um grupo pequeno de pessoas.
A ferramenta da rede social de fotos, que se chama Instagram Subscriptions, é parecida com a que foi lançada no Facebook. “Com as assinaturas, os criadores podem desenvolver conexões mais profundas com seus seguidores mais engajados e aumentar sua renda mensal recorrente, dando aos assinantes acesso a conteúdo e benefícios exclusivos, tudo dentro da mesma plataforma em que já interagem com eles”, diz comunicado da empresa.
O preço das inscrições poderá ser definido pelos próprios criadores, que terão diferentes plataformas. Haverá a "Subscriber Lives", onde criadores podem realizar transmissões exclusivas para assinantes; "Subscriber Stores", que oferece stories para os pagantes e "Subscriber Badges", onde será possível gratificar as pessoas que pagam com um crachá especial que será mostrado em comentários e mensagens.
)
- Leia também: Óculos Ray-Ban Meta é usado para gravar assédio em casas de massagem; Meta baniu contas
Por enquanto, somente estes influencers estão disponibilizando o recurso: @alanchikinchow, @sedona._, @alizakelly, @kelseylynncook, @elliottnorris, @jordanchiles, @jackjerry, @bunnymichael, @donalleniii e @lonnieiiv.
TikTok segue a onda
Apesar de confirmar que também está testando uma ferramenta de assinaturas, o TikTok não deu detalhes de funcionamento do recurso. Uma das possibilidades é que os criadores que optarem por opções pagas não sejam mostrados na aba “Para você”, por exemplo.
Além das inscrições, a rede social chinesa também testa uma ferramenta de “tips”, ou gorjetas. Com ela, os usuários poderão dar um dinheiro para seus criadores favoritos fora das lives, onde já existe a possibilidade de dar uma recompensa.
)
As iniciativas tanto de TikTok quanto de Instagram fazem parte de um esforço das empresas de oferecer uma ferramenta mais clara de ganhos financeiros para os creators. O TikTok chegou a lançar, em 2021, um fundo de US$ 200 milhões (destinado para ajudar os produtores). O Twitter também foi outra marca que entrou nesse negócio lançando o Super Follows.
)