menu
Tecmundo
Redes Sociais

Facebook reduz investimento em podcasts para focar em metaverso

Iniciativas voltadas para conteúdos de áudio perdem força depois de menos de um ano de implementação

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

19/04/2022, às 06:30

Facebook reduz investimento em podcasts para focar em metaverso

Fonte:  Facebook 

Imagem de Facebook reduz investimento em podcasts para focar em metaverso no tecmundo

Um ano depois das primeiras empreitadas no setor, o Facebook está alterando a estratégia de abordagem da rede social em relação a podcasts. A informação é da Bloomberg, que conversou com executivos que tiveram acesso ao planejamento da empresa.

Segundo a reportagem, a companhia desistiu de incentivar salas de conversa sem vídeo, uma aba dedicada apenas a programas de áudio e investir em criadores de conteúdo de podcasts. 

Esses recursos foram apresentados a partir da metade de 2021, em um período de alta desse formato — provocado pelo maior tempo passado em casa durante o isolamento nos piores momentos da pandemia da covid-19, além do sucesso momentâneo de projetos como o Clubhouse.

Virando a chave para o metaverso

Entretanto, tudo isso foi antes da reestruturação da empresa, que mudou de nome para Meta e passou a privilegiar ideias e projetos com foco no metaverso e em interações que usem outras tecnologias, como a Realidade Virtual.

O novo foco, de acordo com os executivos, está em eventos ao vivo no metaverso, vídeos de curta duração (como o Reels, do Instagram) e compras online.

A aba dedicada a programas de áudio.A aba dedicada a programas de áudio.

O conteúdo em áudio não será descartado completamente, já que há uma base de usuários que se acostumou a ouvir programas por lá, mas vários contratos antes estabelecidos com criadores já não devem ser renovados.

O que diz o Facebook

Em nota ao site da Bloomberg, a Meta afirma que a empresa "ainda está trabalhando com podcasts, mesmo que esteja acelerando os trabalhos em funções prioritárias". Sem fornecer números ou detalhes, ela diz que o engajamento em produtos de áudio é considerado bom.



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.