Um grupo de senadores democratas dos Estados Unidos solicitou informações à Meta sobre ações para coibir os golpes com criptomoedas nas redes sociais da empresa. Em carta, os parlamentares demonstram preocupação que o Facebook, Instagram e WhatsApp forneçam um “terreno fértil para fraudes de criptomoedas”.
Entre janeiro e março de 2022, os consumidores perderam uma soma superior a US$ 400 milhões com golpes na internet. Quase a metade dos golpes relatados pela Federal Trade Commission (FTC) tinham as redes sociais como origem. Do total de fraudes nas plataformas sociais, 32% dos golpes foram originados no Instagram, 26% no Facebook e 9% no WhatsApp.
A política da Meta proíbe anúncios promocionais relacionados a investimentos, especialmente sobre opções binárias, oferta inicial de criptomoedas (ICO) e corretoras de moedas digitais. No entanto, não faz menção aos “golpes de investimento”, também conhecidos como pirâmide financeira, ou ainda, a “golpes românticos”.
Questionamento dos senadores
(Fonte: Flickr/Antonhy Quintano/Reprodução)
Os senadores Robert Menendez, Sherrod Brown, Elizabeth Warren, Dianne Feinstein, Bernie Sanders e Cory Booker esperam que o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, responda uma série de sete questões até o dia 24 de outubro:
1. Quais são as políticas e práticas atuais da Meta para localizar e remover proativamente
golpistas de criptografia de suas plataformas de mídia social?
2. Qual é o seu procedimento para verificar se os anúncios de criptografia nas plataformas Meta não são fraudes?
3. O que baseou a decisão da Meta sobre quais licenças regulatórias aceitar anunciantes de criptomoedas, e como você pretende manter essa lista daqui para frente?
4. Ao receber denúncias de um golpista, descreva quais políticas você tem em vigor para removê-los de suas plataformas.
5. Quais políticas e práticas você tem para proteger proativamente os usuários de golpistas?
6. Quais políticas você tem em vigor para ajudar as vítimas de golpes de criptomoedas em suas plataformas?
- Leia também: Tem como saber quem visitou meu perfil no Instagram?
7. Até que ponto, se houver, a Meta colabora com a aplicação da lei para rastrear golpistas e fraudadores?
)