menu
Tecmundo
Redes Sociais

Substack lança Notes, rival do Twitter, após briga com Elon Musk

Serviço de postagens curtas gerou punições na visibilidade da empresa dentro do Twitter

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

11/04/2023, às 11:16

Substack lança Notes, rival do Twitter, após briga com Elon Musk

Fonte:  Twitter 

Imagem de Substack lança Notes, rival do Twitter, após briga com Elon Musk no tecmundo

Mais conhecida pela hospedagem de newsletters, a platforma Substack liberou nesta terça-feira (11) um novo recurso chamado Notes. A solução traz similaridades com o Twitter e até gerou uma confusão com Elon Musk.

O novo ambiente permite aos criadores de conteúdo postarem mensagens pequenas em uma linha do tempo — algo similar ao Twitter em funcionamento, embora seja mais voltado para escritores e leitores.

Um exemplo de postagens na linha do tempo do Notes.Um exemplo de postagens na linha do tempo do Notes.

Com o Notes, é possível publicar textos opinativos, ideias, links de divulgação e comentários, além de anexar imagens ou GIFs animados. Não há limite de caracteres, embora a preferência seja por comentários rápidos.

A linha do tempo é composta por duas alternativas — uma que mostra só notas de escritores que você segue e outra que mistura essas publicações com sugestões de outras pessoas cadastradas na plataforma. O esquema lembra a divisão "Para Você" e "Seguindo" do Twitter.

A versão mobile do Notes.A versão mobile do Notes.

O Notes fica em uma aba separada do aplicativo e do site. Novas postagens não são notificadas diretamente aos assinantes, como acontece com as newsletters. Para participar ou só visualizar as publicações, você precisar ter uma conta na plataforma.

Já deu briga

O anúncio do Notes e o início dos testes do novo recurso gerou atrito entre o Substack e o Twitter — mais precisamente ao enfurecer o CEO e atual dono da rede social, Elon Musk.

O empresário acusou o Substack de "baixar uma parte substancial da base dados do Twitter" e, por isso, começou a restringir a visiblidade de publicações contendo o nome da rival. Links que levavam a ela foram marcados como inseguros e não era possível nem mesmo buscar por "substack" no serviço.

A postagem de Musk com acusações rebatidas pela própria comunidade.A postagem de Musk com acusações rebatidas pela própria comunidade.

Após ser desmentido pelo CEO do Substack e com o recurso de contextualização no próprio Twitter, Musk parece ter reduzido parcialmente algumas das restrições. O empresário, porém, mantém a acusação de que o rival tentou baixar altas quantidades de informações do serviço.



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.