menu
Tecmundo
Redes Sociais

Twitter: X estaria limitando o acesso a sites concorrentes

A rede X está usando um encurtamento de links para supostamente atrasar o acesso de usuários às redes sociais rivais

Avatar do(a) autor(a): Jorge Marin

17/08/2023, às 13:15

Twitter: X estaria limitando o acesso a sites concorrentes

Fonte:  GettyImages 

Imagem de Twitter: X estaria limitando o acesso a sites concorrentes no tecmundo

X (ex-Twitter) implantou um atraso de cinco segundos para os usuários que tentam acessar os sites do Instagram, Facebook, Threads, Substack, New York Times e outros. O motivo para o delay seria que o dono da empresa, Elon Musk, "não gosta" das páginas. A denúncia foi feita pelo The Washington Post na última terça-feira (15).

A limitação do link de saída do X já havia sido detectada na segunda-feira (14) por um usuário do site de tecnologia e startups Hacker News. Ele afirma que vem rastreando a desaceleração do acesso ao NYT desde que o dificultador foi implantado no dia 4 de agosto “e o atraso é tão consistente que é obviamente deliberado”, afirmou.

Leia mais: X: Elon Musk anuncia que usuários poderão voltar a fazer lives no Twitter

Elon Musk estaria limitando o tráfego para sites dos quais não gostaElon Musk estaria limitando o tráfego para sites dos quais não gosta

O Washington Post conduziu seus próprios testes na terça-feira e confirmou as observações do usuário do site da Y Combinator. De acordo com a publicação, além de limitar o acesso de seus rivais online (Facebook, Instagram, Bluesky e Substack), o X também desacelerou os serviços de notícia da Reuters e do Times.

Como o X está atrasando o acesso aos seus rivais?

Para atrasar o tráfego, o X usou o domínio t.co, um serviço de encurtamento de links que a plataforma utiliza para processar qualquer link postado no site. 

Como todo o fluxo de tráfego é roteado pelo domínio (para avaliar quantas vezes um link é clicado), fica fácil para o Twitter rastear — e eventualmente reduzir — a atividade para os sites de destino, restringindo o acesso e naturalmente a receita de anúncios das empresas odiadas por Musk.

Percebendo uma clara redução no tráfego vindo de X, o porta-voz do Times, Charlie Stadtlander, afirmou: "Embora não saibamos a lógica por trás da aplicação desse atraso, ficaríamos preocupados com a pressão direcionada aplicada a qualquer organização de notícias por motivos pouco claros”. 



Avatar do(a) autor(a): Jorge Marin

Jorge Marin

Especialista em Redator

Redator do Mega Curioso e do TecMundo, Jorge Marin escreve sobre Ciências e Tecnologia desde 2019, conectando conhecimento acadêmico com experiências humanas do dia a dia. É psicólogo, cinéfilo e botafoguense inveterado.