Logo TecMundo
Redes Sociais

TikTok usou vídeos extremamente sensíveis da guerra na Palestina para vender produtos

Uma ferramenta que usa IA para identificar roupas em vídeos buscou por peças similares a de uma mulher que anda sobre destroços em busca de familiares perdidos

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

schedule24/09/2025, às 09:00

O TikTok foi alvo de críticas após uma falha em sua nova ferramenta de e-commerce. Segundo o site The Verge, a plataforma vinculou vídeos da guerra da Palestina a sugestões de produtos no TikTok Shop. 

Em uma das publicações, uma mulher aparece caminhando entre destroços à procura de familiares, mas um botão sobreposto na tela oferecia links para roupas similares às exibidas no vídeo.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Entre os produtos sugeridos pelo algoritmo estavam peças como “Vestido elegante turco de renda, estilo Dubai Oriente Médio” e “Vestido feminino de manga comprida com nó frontal e cor sólida”. 

tiktok-produtos-palestina
O TikTok exibiu anúncios para roupas de uma mulher exibida em vídeo da guerra na Palestina. (Fonte: The Verge/Reprodução)

A cena, altamente delicada, acabou recebendo uma inserção comercial automática, expondo a falta de filtros adequados para contextos sensíveis.

Como funciona a ferramenta

A função é baseada em inteligência artificial, que identifica objetos em vídeos e sugere itens equivalentes vendidos no marketplace da própria rede social. O recurso é acionado quando o usuário pausa a reprodução, exibindo um botão para acessar os produtos correspondentes.

Segundo o TikTok, a funcionalidade está em fase de testes e disponível apenas para parte dos usuários. A empresa reconheceu que o recurso não deveria ter sido exibido em conteúdos relacionados à guerra e prometeu corrigir o problema.

Continue acompanhando o TecMundo para entender como as grandes plataformas de tecnologia lidam com inteligência artificial e saiba os impactos dessas falhas na experiência dos usuários.