menu
Tecmundo
Redes Sociais

Meta lança Vibes, um TikTok inteiramente composto por vídeos gerados por IA

No novo feed Vibes, a Meta reúne criações geradas por IA de todos os usuários; a comunidade acusa a ferramenta de ser um centro de AI Slop

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

26/09/2025, às 14:00

Meta lança Vibes, um TikTok inteiramente composto por vídeos gerados por IA

A Meta anunciou nesta semana o lançamento do Vibes, uma nova plataforma que funciona como um feed exclusivo de vídeos sintéticos produzidos por inteligência artificial generativa. Segundo a empresa, o serviço “foi pensado para facilitar a busca por inspiração criativa e experimentar as ferramentas de mídia da Meta AI”.

No Vibes, qualquer visitante pode explorar uma biblioteca infinita de vídeos criados por IA. Com o tempo, o feed deve se tornar mais personalizado de acordo com o interesse do público. Se algum vídeo chamar atenção, os usuários podem remixar o conteúdo visto ou criar algo totalmente novo, compartilhando a produção com amigos e seguidores.

A proposta é como criar uma rede social centrada em vídeos curtos gerados por inteligência artificial — sejam eles feitos a partir de prompts originais ou derivados de outros conteúdos. O Vibes também é integrado com os principais aplicativos da Meta, como Instagram e Facebook, permitindo publicação rápida como Reels, Stories ou até envio por mensagens diretas.

A estratégia difere do YouTube, que optou por incorporar o modelo Veo 3 diretamente no Shorts, sem criar uma plataforma dedicada. No entanto, a facilidade para gerar vídeos sintéticos levanta dúvidas sobre como o recurso pode transformar a experiência no Reels, que já é um espaço saturado de conteúdos curtos gerados por IA.

Recepção negativa do público

O anúncio foi feito por Mark Zuckerberg no próprio Instagram, mas as primeiras reações não foram positivas. Vários comentários questionam a real necessidade de um feed de vídeos gerados por IA, com frases como “ninguém pediu por isso”.

Além disso, muitos internautas classificaram o Vibes como um exemplo de AI Slop, termo usado para descrever conteúdos de baixa qualidade produzidos por inteligência artificial. A crítica reflete a preocupação de que a novidade se torne apenas mais um repositório de criações repetitivas e pouco relevantes no ecossistema da Meta.

Você pode acessar o Vibes a partir do site oficial do Meta AI.

Quer acompanhar como a inteligência artificial está transformando redes sociais e plataformas de vídeo? Continue ligado no TecMundo para não perder as novidades do setor.



Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.