As redes sociais ou social networks, como Orkut, Facebook, Twitter, MySpace e Sonico, são serviços estruturados na web para proporcionar a construção de um meio de comunicação com contatos pessoais e profissionais.
Esse tipo de serviço tem sido amplamente utilizado mundo afora, são milhões de pessoas conectadas por simples páginas na internet. A facilidade com que ocorre a troca de informações, a procura por indivíduos e a possibilidade de criar novas amizades são os fatores que resultaram em tanto sucesso para essas mídias.
Entre tanta variedade de serviços, o fato é que dificilmente você encontre alguém que não utilize nenhum deles. Convenhamos, usar tais ferramentas é uma das maneiras mais fáceis para manter contato com familiares e amigos e receber informações com o mínimo de esforço.
Porém, acessar inúmeras páginas para logar em suas contas não é nada prático, concorda? Em evento voltado para web ocorrido no dia 5 de maio nos EUA, o FUSE Labs - uma das equipes de pesquisa e desenvolvimento da Microsoft - anunciou uma proposta para centralizar todas as atualizações de diferentes redes em um único lugar. Conheça melhor o Spindex, este poderoso serviço que pode revolucionar as redes sociais.
)
Spindex, uma possível revolução nas redes sociais
O Spindex foi anunciado oficialmente nesta última quarta-feira, dia 5 de maio de 2010, durante a Web 2.0 Expo - evento mundial com foco em tecnologias e inovações para a internet -, em São Francisco (EUA).
O FUSE Labs, responsável pela novidade, apesar do pouco tempo de vida tem se mostrado muito eficiente com o desenvolvimento de ferramentas para web com grande potencial, como o Bing Twitter Maps e o Docs.com para Facebook (confira todos os projetos do laboratório aqui).
Como a própria desenvolvedora discorre em seu site, este serviço deve se tornar a forma mais simples de visualizar todo o seu “mundo social” em uma única página. Ele consiste na publicação e acúmulo de informações de diferentes redes sociais. Isso significa que agregar conteúdos de varias fontes deve se tornar algo descomplicado e muito rápido.
)
De acordo com a desenvolvedora, o Spindex atualmente possui suporte e interação com as redes sociais Facebook e Twitter, com o serviço de lembretes Evernote, com o buscador Bing e com a tecnologia RSS. Não conseguiu vislumbrar as possibilidades desta ferramenta? A Equipe Baixaki dá uma força:
Imagine que em apenas uma interface (um login) você consiga ler mensagens enviadas pelo Twitter, as atualizações de seus amigos no Facebook e as notícias cadastradas através de feeds. Tudo isso em uma tacada só. A comodidade desta novidade nem sem compara àquela infinidade de abas abertas no navegador.
- Leia também: Tem como saber quem visitou meu perfil no Instagram?
Ainda é para poucos
Vontade de testar o novo serviço da Microsoft não falta, não é mesmo? O potencial do Spindex é enorme, a praticidade obtida com sua utilização deve ser algo incomparável. Entretanto, isso ainda está longe do nosso alcance, pois o acesso a tal ferramenta foi restringido por convites de participação - os quais foram distribuídos apenas entre os participantes da exposição em São Francisco.
)
Em busca do sucesso
- Leia também: Tem como saber quem visitou meu perfil no Instagram?
Os usuários mais antenados com o mundo tecnológico devem ter percebido semelhança na função do Spindex com outros aplicativos já existentes no mercado - o TweetDeck, o Power.com e o Tweetvisor são alguns exemplos - e devem estar se perguntando qual o seu diferencial.
A interatividade com o Bing, o Evernote e a tecnologia RSS já são funcionalidades dificilmente encontradas em seus concorrentes. Boatos dizem que o destaque do serviço vai ser sua interface, pois a intenção é integrá-lo ao Microsoft Outlook como uma extensão ou então como um aplicativo do Windows Live.
)
Outra característica citada nas previsões é a disponibilização de conteúdo personalizado. Na teoria, o aplicativo utilizaria informações que você envia para redes sociais e usa em pesquisas na internet para identificar seu perfil aproximado. Dessa forma, ele ofereceria notícias relacionadas com suas preferências.
- Leia também: Onde ficam os rascunhos do Instagram?
Como são apenas especulações ficamos na espreita dessas hipóteses, mas não existe outra alternativa além de esperar por divulgações oficiais do FUSE Labs ou o lançamento do produto ao mercado, que ainda não tem nenhuma previsão de data ou prazo para acontecer.
Será que pega?
A pergunta que não quer calar: será que o Spindex vai cair no gosto dos usuários de redes sociais e serviços web? Ainda é cedo para dar qualquer tipo de palpite, as informações que rolam na internet são escassas e nada conclusivas.
O fato é que as premissas desta novidade da Microsoft têm um potencial gigantesco. A praticidade, comodidade e personalização que a ferramenta deve proporcionar atingem, a priori, níveis ainda não percebidos em outros softwares. Esperamos que o Spindex não seja mais um serviço com um ótimo conceito, mas com baixa aplicabilidade - como o caso do decepcionante Buzz, da Google.
- Leia também: Onde ficam os rascunhos do Instagram?
)
E para você? Qual foi a primeira impressão do Spindex? Ele deve realmente mudar os paradigmas das redes sociais que conhecemos atualmente? Será que sua difusão ocorrerá entre os usuários comuns do Twitter e Facebook? Comente e compartilhe suas ideias.
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)