menu
Logo TecMundo
Redes Sociais

O 1º lugar é nosso: Brasil supera Argentina e México em acessos ao Facebook

Brasileiros gastam mais tempo checando suas páginas de Facebook do que todo o período em que mexicanos e argentinos passam navegando pela internet; saiba quais são as redes mais acessadas do país

29/05/2014, às 08:31

O 1º lugar é nosso: Brasil supera Argentina e México em acessos ao FacebookFonte: comScore

Imagem de O 1º lugar é nosso: Brasil supera Argentina e México em acessos ao Facebook no site TecMundo

De acordo com estudo publicado pela empresa de consultoria comScore, os brasileiros gastam mais tempo checando suas páginas de Facebook do que todo o período em que mexicanos e argentinos passam navegando pela internet. As informações são de fevereiro e fazem parte do relatório “2014 Brazil Digital Fuuture in Focus”. Ao todo, 46 minutos diários são gastos pela nação verde e amarela sob os domínios da tal rede social. Por mês, quase 13 horas são gastas entre curtidas, compartilhamentos e comentários no Facebook – este número representa mais que o dobro da média mundial, que fica em cerca de 6 horas mensais de acesso ao site.

Outro dado apontado pela pesquisa diz respeito ao ranking das redes sociais mais acessadas do país. De acordo com o relatório, o Twitter deixou de ser a segunda página mais visitada; a rede de contatos profissionais LinkedIn assumiu a ponta ao lado do Facebook. O método de análise adotado pela pesquisa, porém, deve ser considerado de forma cautelosa. Acontece que somente internautas com 15 anos ou mais e que acessam a web por meio de notebooks ou PCs em residências e em ambientes profissionais entraram nas estatísticas – acessos realizados via smartphones ou tablets a partir de “ambientes externos” foram desconsiderados.

Brasil vs. México + Argentina

Os 46 minutos diários gastos diariamente por brasileiros junto ao Facebook não batem os 44 minutos totais de acessos a toda a internet feito por mexicanos e argentinos – no México, pouco mais de 22 minutos são gastos por dia em toda a navegação; na Argentina, 22 minutos diários são também consumidos pelo acesso a toda a internet.

undefined

Com quase 66 milhões de visitantes únicos, o Facebook é ainda a rede social mais acessada no Brasil. Com 11,8 milhões de acessos únicos realizados diariamente, o LinkedIn assumiu a segunda colocação. Em terceiro lugar, portanto, ficou o Twitter, com 11,3 milhões de logins feitos por dia. As redes Tumblr (7,9 milhões), Ask.fm (5 milhões), Orkut (4,8 milhões), Badoo (3,1 milhões) e Yahoo Profile (2,7 milhões) completam o ranking.

Médias de idade e tempo de acesso às redes

Ainda conforme informado pelo estudo, o site de perguntas e respostas Aks.fm concentra o público com a faixa etária mais baixa (21 anos). A rede Yahoo Profile, naturalmente, abarca os usuários com as idades mais elevadas (38 anos). A lista segue com as seguintes médias etárias: Facebook (30,2 anos), LinkedIn (32,9 anos), Twitter (27 anos), Tumblr (24,8 anos), Orkut (30,4 anos) e Badoo (34,7 anos).

undefined

Em 97,8% do tempo, os brasileiros estão checando também suas atualizações, postando e compartilhando conteúdo via Facebook. A média de tempo de acesso aos demais serviços sociais online fica disposta desta forma: Twitter (0,7% do tempo), Tumblr (0,6% do tempo), Ask.fm (0,5% do tempo), Orkut (0,3% do tempo) e LinkedIn (0,2% do tempo total de navegação).  O tempo de acesso à internet é maior no Brasil – o que justifica seu destaque no quesito visita a redes sociais. Enquanto passamos 29,7 horas conectados à rede por mês, a média dos demais países fica em 22,7 horas.

undefined

Mas, afinal, quanto tempo passamos em frente à tela de gadgets? Clique aqui e confira um estudo conduzido pela KPCB (Kleiner Perkins Caufield & Byers) que revela números curiosos acerca do tempo consumido durante o uso de tablets, smartphones, notebooks, PCs e televisão por 30 países mundo afora. Mais informações sobre as recentes estatísticas publicadas pela comScom podem ser conferidas neste PDF.


local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 3 horas