Quem viaja para a Europa sempre pensa em conhecer as principais cidades e monumentos para sentir na pele a carga histórica da região. Ainda assim, quando a fome aperta, são os restaurantes que se tornam o grande destaque aos olhos – e estômago – do viajante. Porém, no velho continente, até pequenos comércios no interior da Itália têm suas próprias lendas, com uma das mais interessantes sendo a do Ai Pioppi, que oferece um parque de diversão bem inusitado para quem resolver dar uma parada por lá para forrar a barriga.
Quer dizer, depois de experimentar alguns dos brinquedos criados por Bruno, dono do empreendimento, ao longo de 40 anos, talvez seja difícil impedir que a comida faça o caminho inverso e cause aquela situação embaraçosa. O usuário do YouTube Tom Scott duvidava que tal local existisse de verdade e viajou às terras italianas para tirar a prova. Além de dar de cara com um aconchegante lugar para comer, o rapaz filmou uma parte de sua saga ao brincar nas obras desenvolvidas por Bruno.
)
Diferentemente de brinquedos de parques de diversões comuns, as estrelas do Ai Pioppi não dependem de maquinário pesado para impulsionar balanços insanos, escorregadores imensos e montanhas-russas. Toda força necessária para movimentar as peças é baseada na força que você coloca nelas ao utilizar empurrões, pedaladas, corridas e outros movimentos do corpo. Quer fazer a volta completa no “círculo da morte”? Vai precisar colocar as pernocas para trabalhar!
O parque italiano começou como simples exercícios de forja para o dono do restaurante, que montou pequenas diversões para as crianças. Mas com algumas décadas dedicadas ao projeto tudo tomou proporções mais exageradas, com obras que mostram a genialidade do empresário na hora de construir cada novo aparelho – que devem deixar babando muito engenheiros de profissão. E você, se aventuraria nas atrações do Ai Pioppi? Confira o site oficial do comércio caso queria visitar o lugar, que fica em uma pequena cidade próxima a Veneza.