menu
Tecmundo
The BRIEF

Crise interna força RIM a adiar lançamento do BlackBerry 10 para 2013

Com prejuízos que superam US$ 200 milhões no último trimestre, empresa anunciou a demissão de 5 mil funcionários.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

29/06/2012, às 07:49

(Fonte da imagem: Reprodução/Reuters)

Revelado em maio deste ano, o sistema operacional BlackBerry 10 teve seu lançamento adiado para o primeiro trimestre de 2013. Embora a novidade já esteja sendo desenvolvida há mais de um ano, a companhia afirmou que torná-lo disponível para os consumidores ainda em 2012 está se provando algo fora da realidade possível.

Apesar da mudança de data, o CEO da companhia, Thorsten Heins, afirma que o foco no desenvolvimento da novidade continua o mesmo. Embora não esclareça os motivos que levaram à decisão, ele afirmou em uma declaração à imprensa que “isso não está relacionado ao design ou aos recursos do software”.

Crise interna

A ascensão de rivais como a Apple e a Google tem provocado efeitos bastante prejudiciais sobre a RIM. No último trimestre, a companhia teve prejuízos de US$ 200 milhões, o que vai resultar na demissão de 5 mil funcionários — número que se soma aos 2 mil profissionais cuja dispensa já havia sido anunciada anteriormente pela companhia.

Possível parceria com a Microsoft?

Segundo uma reportagem publicada na última quinta-feira (28 de junho) pela Reuters, a crise interna da companhia tem gerado descontentamentos entre seus acionistas. Rumores indicam que muitos deles querem que a companhia abandone o desenvolvimento do BlackBerry 10 e invista em uma parceria com a Microsoft.

(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

Não é a primeira vez que rumores sobre uma união do tipo surgem — antes de anunciar a parceria com a Nokia, a empresa de Steve Balmer teria se aproximado da RIM com a intenção de torná-la uma das fabricantes oficiais do Windows Phone. A proposta, negada na época, poderia ter um desfecho diferente caso fosse feita atualmente.

Outra opção que a empresa tem é vender parte de sua estrutura interna e serviços de software para outras organizações. Com isso, parte da rede da companhia poderia ser reestruturada para trabalhar com sistemas operacionais, como o Android e o iOS, o que poderia reduzir ainda mais a participação da RIM no mercado de smartphones.

Fontes: MarketWatch, Reuters



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.