menu
Tecmundo
Produto

Conheça Hector, o robô-inseto da universidade de Bielefeld

Não é nova a ideia de espelhar o comportamento de insetos em robôs, mas uma equipe de pesquisadores na Alemanha foi além e capturou o movimento de animais reais para aplicá-los na prática

Avatar do(a) autor(a): Vinicius Munhoz

19/12/2014, às 18:50

Conheça Hector, o robô-inseto da universidade de Bielefeld

Fonte:

Imagem de Conheça Hector, o robô-inseto da universidade de Bielefeld no site TecMundo

Se você vir um inseto como este, não o mate com uma chinelada, pois ele não saiu de um filme B de terror. Ele é o mais novo projeto dos pesquisadores da universidade de Bielefeld, na Alemanha.

Após três anos de pesquisas, os cientistas conseguiram desenvolver um inseto mecânico capaz de desviar de obstáculos e se adaptar às superfícies irregulares. O robô tem seis pernas independentes e sincronizadas para não desestabilizá-lo. Confira no vídeo abaixo os primeiros passos de Hector, nome dado a ele por seus criadores:

Com movimentos bem naturais e adaptativos ao cenário em que se encontra, Hector foi criado com as capturas de movimentos de um inseto chamado bicho-pau, que se assemelha a um galho de árvore. E você achando que só pessoas utilizavam essa tecnologia, né?

O projeto abrangeu oito grupos de pessoas de áreas distintas, como ciência da computação, engenharia, biologia e física. O robô consegue desviar dos obstáculos graças aos seus sensores e câmeras de curto alcance. Hector tem como objetivo o estudo de locomoção dos insetos e futuramente receberá melhorias para imitar ainda melhor o movimento desta espécie.



Nascido gamer, lembro de gostar de jogos desde que tenho memória, seguista, amante de um bom retrogaming e ocasionalmente (ou quase sempre) otaku! Parte do grupo dos desajustados e esquisitos.