Faz pouco tempo que a Lexus chegou aqui no Brasil, mas isso não a impediu de aparecer no Salão de São Paulo com grandes ambições para o mercado nacional. A montadora, conhecida por seus modelos de design arrojado (e com uma grade frontal enorme), se destacou mais que a Toyota, sua “empresa-mãe”, ao trazer ótimos destaques, mas deu indícios de que também pretende focar em um futuro híbrido e voltado para combustíveis alternativos.
Isso porque 32% das vendas da Lexus na América Latina são de veículos híbridos e, na Europa, esse número sobe para impressionantes 97%. Um dos modelos que a montadora escolheu para se tornar o estandarte desse futuro foi o belíssimo coupé LC 500h, apresentado pela primeira vez no Salão de Genebra deste ano e que, por sua vez, é derivado do LC 500 que foi apresentado no início de 2016 em Detroit.
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O híbrido é equipado com um motor V6 3.5 e um motor elétrico que, juntos, geram o equivalente a 360 cavalos de potência e entregam 35,5 quilos de torque com a ajuda de uma transmissão automática de 10 velocidades. Tudo isso leva o LC 500h de 0 a 100 em menos de cinco segundos.
Visualmente, o modelo puxa a grade frontal que é uma marca registrada da Lexus e faz parte de uma filosofia de design que a marca chama de “L-Finesse” e a cor do carro que estava em exibição, chamada de Azul Estrutural, foi inspirado nas borboletas “Morpho” que vivem na América do Sul. Uma bela forma de agradar o mercado local, não?
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Também exposto por lá estava o conceito LF-FC, um imenso sedã de luxo movido à célula de combustível e que, além de sua versão “montada”, teve seu chassi e sistema de propulsão expostos.
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O grande destaque do LF-FC, além do uso de hidrogênio como combustível e também do seu design, é o fato de que o sistema multimídia do veículo é controlado através de movimentos em um holograma projetado em seu console central, sem a necessidade de toques para comandar funções de áudio e ventilação.
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Saindo rapidamente do mundo das quatro rodas, a Lexus exibiu um hoverboard, chamado de Lexus Slide, em seu estande. O skate voador utiliza levitação magnética através da combinação entre nitrogênio líquido resfriado e ímãs permanentes.
Foi a primeira vez que o “brinquedo” foi apresentado por aqui e, apesar de aparecer realmente flutuando dentro de um vitrine, ele não estava disponível pra gente dar uma de Marty McFly no São Paulo Expo.
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Agora, saindo do campo do que ainda não foi lançado por aqui, a Lexus também levou modelos que já estão disponíveis no mercado brasileiro, como é o caso do SUV NX200t e da RX350.
O primeiro já está disponível no Brasil desde o fim do ano passado e traz um motor de quatro cilindros 2.0 turbo de 238 cavalos de potência. O NX200t traz uma central multimídia com uma tela que não é touchscreen, mas que é controlada por uma espécie de touchpad.
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Já o RX350 é mais arrojado e tem um ar ainda mais luxuoso. O modelo vem equipado com um motor V6 de 3,5 litros com 305 cavalos e 38 kfgm de torque, mais que o suficiente para movimentar o SUV que tem 4,89 metros de comprimento.
Como o foco é disputar o mercado com modelos como Volvo XC90 e Mercedes GLE, o RX350 vem com um recheio caprichado: são 10 airbags, controles de tração e estabilidade, faróis de LED, ar-condicionado dual zone, cruise control e suspensão adaptativa. Na parte multimídia, uma tela de 12,3 polegadas touchscreen que conta também com comandos de voz.
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