menu
Tecmundo
The BRIEF

Samsung revela planos e se diz pronta para a revolução dos chips de 4 nm

O Samsung Foundry Forum 2017 serviu como palco para as novas revelações da empresa sul-coreana no que diz respeito ao tamanho dos chips que vão produzir no futuro

Avatar do(a) autor(a): Rafael Farinaccio

25/05/2017, às 10:21

Samsung revela planos e se diz pronta para a revolução dos chips de 4 nm

Fonte: Extreme Tech

Imagem de Samsung revela planos e se diz pronta para a revolução dos chips de 4 nm no tecmundo

A companhia sul-coreana deve liderar a indústria em busca da tecnologia para a fabricação de processadores de até 4 nm

A Lei de Moore é uma constatação de George Moore, cofundador da Intel, que afirma que o número de transistores em um chip dobra a aproximadamente a cada dois anos mantendo o mesmo custo. Feita em 1965, essa afirmação vem sendo concretizada com maior ou menor precisão, apesar de o próprio Moore já ter declarado que essa regra tende a parar de funcionar.

Contrariando essa previsão de morte da Lei de Moore, a Samsung revelou ontem (24) seus planos para o futuro dos semicondutores, que devem ser colocados em prática a partir de julho. Após ter sido a primeira empresa a lançar chips de 14 nm e 10 nm, a companhia sul-coreana deve liderar a indústria em busca da tecnologia para a fabricação de processadores de até 4 nm, segundo foi revelado.

undefinedPainel do Samsung Foundry Forum 2017

Fundição eletrônica do futuro

O anúncio do que chamaram de “roteiro da tecnologia de processo de fundição abrangente” detalhou como a empresa pretende ajudar clientes a projetar e fabricar chips mais eficientes. Tudo foi feito no Samsung Foundry Forum 2017 com apresentação de Kinam Kim, presidente da área de semicondutores da Samsung Electronics.

A tecnologia para 8 nm Low Power Plus (LPP) é a mais competitiva antes da mudança para a litografia EUV

As informações reveladas no fórum dizem respeito a processos para a criação de chips de 8 nm, 7 nm, 6 nm, 5 nm e até 4 nm, menos da metade do que se fabrica hoje. A tecnologia para 8 nm Low Power Plus (LPP) é a mais competitiva antes da mudança para a litografia EUV (extreme ultra violet, ou ultravioleta extremo). Ela vai usar processos e inovações da tecnologia de 10 nm da Samsung.

Já a tecnologia de 7 nm LPP vai estrear a litografia EUV para criar semicondutores menores e eficientes. O processo para 6 nm vai usar a solução de dimensionamento exclusiva da Samsung, assim como para 5 nm.

undefinedKinam Kim, presidente da área de semicondutores da Samsung Electronics

Dando um passo à frente

A inclusão dessas tecnologias de processo permitirá uma explosão de novos dispositivos que conectarão os consumidores

A primeira implementação da próxima geração de arquitetura de dispositivos vai surgir na forma dos chips de 4 nm, com estrutura MBCFET (Multi Bridge Channel FET). Para superar o dimensionamento físico e as limitações de performance da arquitetura FinFET (a estrutura atual de chips), a Samsung vai usar a tecnologia GAAFET (Gate All Around FET), que utiliza um dispositivo Nanosheet.

Jong Shik Yoon, vice-presidente executivo da área de fundição eletrônica da Samsung Electronics, afirmou que “o roteiro avançado de tecnologia de processo da Samsung Foundry é um testemunho da natureza colaborativa de nossos relacionamentos com parceiros, clientes e ecossistemas. A inclusão dessas tecnologias de processo permitirá uma explosão de novos dispositivos que conectarão os consumidores de maneiras nunca antes vistas”.



Editor do The BRIEF. Há mais de 10 anos na NZN, Fari é historiador, apaixonado por ciências e tecnologia, e grande admirador das obras de J.R.R. Tolkien.