Parece que atualmente todas as empresas querem monitorar nosso sono, de camas inteligentes a fones de ouvido que o protegem de ruídos a sensores para deixar em seu criado-mudo. E não vamos nem falar dos mais variados smartbands e aplicativos que são capazes de saber se vamos dormir. Até mesmo a Nintendo, conhecida apenas por sua atuação na indústria de games, está apostando nesse mercado.
Logo, não deve ser surpresa descobrir que a Samsung também resolveu tentar sua vez com um aparelho chamado SLEEPsense. O dispositivo, que faz parte da linha IoT apresentada pela empresa na IFA 2015, é um pequeno sensor circular de apenas 1 cm de espessura, como a imagem acima mostra.
Quando colocado sob seu colchão, o SLEEPsense analisa fatores como seu padrão de sono e seus movimentos ao dormir para determinar a qualidade de seu sono em tempo real. Basicamente, ele faz o mesmo que outros dispositivos, mas de maneira mais precisa, segundo o site Sammy Hub, graças ao uso da tecnologia EarlySense, que também monitora seus batimentos e respiração.
Controlando sua casa mesmo ao dormir
Se você acha que o dispositivo simplesmente se resumiria a dizer se você dormiu bem ou não, no entanto, saiba que está bastante enganado – afinal, este é um aparelho feito para se conectar aos outros eletrodomésticos de sua casa. Mas para que isso serviria no caso do SLEEPsense? Para muita coisa, na verdade.
- Leia também: Home office: 114 vagas para trabalho remoto [26/10]
Digamos, por exemplo, que você caiu no sono, no conforto de sua cama, enquanto assistia a TV. Com a ajuda do SLEEPsense, bastaria que ele identificasse que você realmente está dormindo para que a TV e as luzes se desligassem automaticamente; em seguida, o ar-condicionado do cômodo entra em ação, ajustando-se à temperatura mais agradável para deixá-lo confortável. E isso é só um pouco do que ele permite fazer.
)
Infelizmente, pouco mais foi realmente dito sobre o SLEEPsense. Seu preço e a data de lançamento, por exemplo, são um mistério – tudo o que sabemos quanto a isso é que o aparelho vai chegar até o fim de 2015 à Coreia do Sul e outras regiões. Vamos esperar e torcer para que esse potencial se prove verdadeiro.
A internet das coisas: veja mais no Fórum do TecMundo
)