menu
Logo TecMundo
Segurança

Estudo diz que 45% dos sites ainda não têm uma URL segura

Para quem tem uma loja online, isso pode significar o fim do site a curto prazo

Avatar do(a) autor(a): Felipe Payão

schedule05/07/2017, às 09:52

Estudo diz que 45% dos sites ainda não têm uma URL segura Fonte:

Imagem de Estudo diz que 45% dos sites ainda não tem uma URL segura no tecmundo

Uma pesquisa da SEMRush, coletando informações de mais de 100 mil sites, indica que apenas 45% dos domínios pesquisados já migraram os endereços para HTTPS. Atualmente, não possuir o protocolo significa um certo "descomprometimento" com a segurança do domínio.

De acordo com a pesquisa, entre os que já adotaram os novos endereços, também foram encontrados alguns erros na implantação. Entre os mais frequentes, estão desde protocolos de segurança desatualizados até erros de arquitetura dos sites, passando por links que direcionam para páginas não seguras.

Para quem tem uma loja online, isso pode significar o fim do site a curto prazo

"Não importa se um site traz URL com protocolo de segurança HTTPS se as páginas contidas dentro dele ainda não estão linkando para sites não seguros. Isso vai prejudicar o SEO e a própria credibilidade do site da mesma forma", comentou Maria Chizhikova Marques, coordenadora de mercado brasileiro na SEMRush.

"Desde o início do ano todas as páginas que solicitam dados confidenciais, como número de cartão de crédito e documento, e tem apenas HTTP na URL estão sendo marcadas como inseguras. Para quem tem uma loja online, isso pode significar o fim do site a curto prazo", ressalta Marques.

Para acompanhar mais notícias de segurança, acesse esta página.



Felipe Payão é jornalista, editor-chefe do TecMundo e especialista em cibersegurança com foco em cibercrime há 11 anos. Payão possui três prêmios especializados: ESET Jornalismo Segurança da Informação América Latina, Comunique-se 2021 e Especialistas da Comunicação.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 1 dia