menu
Logo TecMundo
Segurança

Google adere à aliança que quer acabar com as velhas senhas de acesso

Como membro da FIDO Alliance, empresa espera criar protocolos de segurança universais capazes de proteger informações confidenciais com eficiência.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

schedule24/04/2013, às 08:02

Google adere à aliança que quer acabar com as velhas senhas de acessoFonte:

Imagem de Google adere à aliança que quer acabar com as velhas senhas de acesso no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Ciente de que o sistema de senhas usado atualmente não é uma solução de segurança exatamente eficiente, a Google anunciou na última terça-feira (23) que acaba de entrar para o quadro de diretores da FIDO Alliance. A entidade se dedica a criar métodos alternativos de autenticação para impedir o acesso indevido a sites e serviços.

Entre as técnicas empregadas estão sensores biométricos, tecnologias de reconhecimento vocal e facial, dispositivos USB com senhas geradas aleatoriamente e códigos que só podem ser utilizados uma única vez. O objetivo é criar uma nova especificação de segurança integrada capaz de gerir dados usados em diversos serviços que têm a internet como base.

Antes de a Google se juntar ao grupo, já faziam parte da aliança nomes de peso como a Lenovo, PayPal, Nok Nok Labs e a Validity. Além da gigante do mundo das buscas, a NXP e a CrucialTec também passaram a ocupar cargos no quadro de diretores da iniciativa a partir da última terça-feira.

“Juntar-se à FIDO Alliance é uma ótima forma de aumentar as discussões da indústria relacionadas a padrões abertos que propiciem processos de autenticação fortes”, afirmou Sam Srinivas, responsável pelos esforços de segurança de informação da Google. “Estamos entusiasmados em continuar o desenvolvimento de sistemas universais fortes como parte desse grupo”, complementou.