menu
Logo TecMundo
Segurança

Morte de Cristiano Araújo está sendo usada para espalhar ameaças virtuais

Relatório da Symantec alerta para que as pessoas desconfiem de mensagens com notícias de pessoas famosas

schedule29/06/2015, às 14:08

Morte de Cristiano Araújo está sendo usada para espalhar ameaças virtuaisFonte: Blog da Symantec

Imagem de Morte de Cristiano Araújo está sendo usada para espalhar ameaças virtuais no tecmundo

A Symantec, empresa de segurança de dados, publicou em seu blog um alerta de que usuários mal-intencionados estão espalhando emails com ameaças virtuais tendo como chamariz a morte do cantor e compositor Cristiano Araújo, vítima de um acidente de carro na madrugada da última quarta-feira, 24 de junho.

A companhia afirma que, depois do acidente, começou a observar o surto de emails que têm a notícia da tragédia como isca. Algumas dessas mensagens diziam ter um vídeo do acidente, cujo link, na verdade, faz baixar um malware chamado Downloader.Bancos.

Uma vez que o computador tenha sido infectado com a praga, será baixado, então, o Infostealer.Bancos, um malware bem conhecido na América do Sul que, como o nome diz, rouba dados bancários do usuário. Os emails se espalharam no Brasil e na Venezuela.

undefinedExemplo de email contendo links para malware

A Symantec adverte que os usuários sejam cautelosos quando receberem emails com notícias de grande comoção, como a morte do cantor sertanejo, e sigam as seguintes orientações:

  • Ser vigilante e cético em relação a notícias sensacionalistas em emails e mídias sociais;
  • Nunca instalar aplicativos ou responder pesquisas para ver um conteúdo. Isso dá dinheiro aos usuários mal-intencionados e você corre o risco de se expor a malwares;
  • Visitar fontes confiáveis das notícias. Em vez de clicar em links aleatórios, vá direto para o site de sua confiança para ler a notícia;
  • Reportar conteúdo suspeito. Faça sua parte ao classificar essas mensagens como spams.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 1 dia