menu
Logo TecMundo
Segurança

Locky: novo ransomware se espalha escondido em documento do Word

Sistema sequestra computadores e bloqueia o acesso aos documentos e ferramentas

Avatar do(a) autor(a): Renan Hamann

schedule22/02/2016, às 14:18

Locky: novo ransomware se espalha escondido em documento do WordFonte: Palo Alto Networks

Imagem de Locky: novo ransomware se espalha escondido em documento do Word no tecmundo

Um novo ransomware está tirando o sono de especialistas em segurança e usuários do Windows. Chamado de Locky, o malware está se espalhando por meio de um documento do Microsoft Word. O arquivo malicioso é enviado como se fosse uma fatura comercial e, quando os receptores ordenam a abertura dele, códigos indevidos são rodados no computador atingido.

Assim que é executado, o ransomware ativa uma série de ações. Algumas delas demandam a utilização de macros e outras pequenas aplicações que ativam tarefas mais comuns. Por causa disso, a Microsoft desabilita os macros nas configurações-padrão do Windows, mas ainda assim os malwares conseguem fazer a ativação deles por códigos maliciosos.

De acordo com especialistas do Palo Alto Networks, já foram ativadas mais de 400 mil sessões com o ransomware — mas nem todas resultaram em PCs sequestrados. Assim como acontece com outros arquivos similares, o Locky também bloqueia arquivos e softwares nos computadores infectados, exigindo pagamento de resgate para o desbloqueio.

undefined

A Microsoft afirma que o software de segurança da empresa já está preparado para bloquear e remover o Locky nos computadores atingidos. Mesmo assim, é recomendado que as mesmas ações preventivas de sempre continuem sendo tomadas pelos usuários: não abrir documentos de remetentes desconhecidos.

Você já foi vítima de ransomware? Comente no Fórum do TecMundo



Renan Hamann acumula mais de 15 anos de experiência no jornalismo de tecnologia.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 2 horas