menu
Logo TecMundo
Segurança

Vulnerabilidade QuadRooter afeta 900 milhões de aparelhos Android

Descoberta pela empresa de segurança Check Point, a ameaça se trata de um conjunto de quatro vulnerabilidades presentes em dispositivos com chipsets da Qualcomm

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

10/08/2016, às 09:47

Revelada nesta segunda-feira (8) pela empresa de segurança Check Point, a vulnerabilidade conhecida como QuadRooter afeta mais de 900 milhões de aparelhos Android ao redor do mundo — incluindo gadgets recentes como o Galaxy S7. A ameaça se trata de um conjunto de quatro vulnerabilidades que afetam dispositivos que usam como base de hardware chipsets produzidos pela Qualcomm.

A fabricante foi notificada do problema em abril deste ano e enviou a fabricantes patches de segurança entre esse mês e julho. No entanto, muitas pessoas podem não ter recebido as correções devido à maneira um tanto lenta e descentralizada como acontecem as atualizações do sistema operacional.

undefinedAplicativo permite verificar se o seu aparelho é afetado pelo problema

No momento em que esta notícia vai ao ar, três das vulnerabilidades foram corrigidas pela Google, enquanto a quarta deve ser eliminada em setembro deste ano. Em outras palavras, é uma boa ideia baixar quaisquer atualizações que estejam disponíveis para seus gadgets assim que elas estiverem disponíveis.

Há uma maneira simples de descobrir se você está infectado pelo QuadRootter: basta baixar e executar o programa “QuadRooter Scanner”, que a Check Point oferece gratuitamente na Google Play Store. Caso você se depare com um resultado positivo, é uma boa ideia ficar longe de aplicativos oferecidos por lojas alternativas até que uma correção de segurança seja oferecida para seu smartphone ou tablet.

Atualização: 10/08, às 12h45

A Qualcomm nos enviou seu posicionamento oficial a respeito das vulnerabilidades em seus chipsets. Confira o comunicado da marca na íntegra:

Prover tecnologias que priorizam máxima segurança e privacidade é uma das maiores prioridades para a Qualcomm Technologies, Inc. (QTI). Fomos notificados pelo pesquisador sobre essas vulnerabilidades entre os meses de fevereiro e abril deste ano e disponibilizamos patches para todas as quatro vulnerabilidades para nossos clientes, parceiros e para a comunidade de open source, entre os meses de abril e julho.

Os patches também foram postados no CodeAurora. A Qualcomm continua trabalhando de maneira proativa internamente, utilizando ferramentas de pesquisa para identificar e registrar possíveis vulnerabilidades de segurança.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 1 dia