menu
Logo TecMundo
Segurança

Ucrânia sofre ciberataque na infraestrutura: aeroporto e metrô

Sobre os possíveis atacantes, a Rússia aparece como principal indicada — Kremlin nega o ataque

Avatar do(a) autor(a): Felipe Payão

24/10/2017, às 22:05

Uma onda de ataques cibernéticos está atingindo a Ucrânia nesta terça-feira (24), de acordo com a Reuters. Os ataques atingiram principalmente pontos de infraestrutura do país, como o aeroporto de Odessa e o sistema de metrô em Kiev, capital do país.

No começo deste mês, a Ucrânia já estava preocupada com possíveis ataques hackers em redes de infraestrutura do país. Na época, em comunicado, a Equipe de Resposta de Emergência Informática (Cert) afirmou: "Pedimos aos proprietários de sistemas de telecomunicações, outros recursos de informação, principalmente de infraestrutura de transporte, bem como usuários comuns de Internet, para seguir os requisitos de segurança mais rígidos"

Sobre os possíveis atacantes, a Rússia aparece como principal indicada — Kremlin nega o ataque

O metrô de Kiev reportou um ataque específico ao seu sistema de pagamento. Enquanto isso, para conter os problemas, o aeroporto de Odessa afirmou que já intensificou as medidas de segurança: "Nós relatamos que o sistema de TI do aeroporto internacional de Odessa foi atingido por um ataque de hackers. Todos os serviços do aeroporto estão trabalhando em um modo mais rígido”, disse um porta-voz do aeroporto.

Sobre os possíveis atacantes, a Rússia aparece como principal indicada. Enquanto o Kremlin nega o ataque, o governo ucraniano está implementando "uma estratégia nacional para manter as instituições estatais e as empresas estratégicas seguras", notou a Reuters.



Felipe Payão é jornalista, editor-chefe do TecMundo e especialista em cibersegurança com foco em cibercrime há 11 anos. Payão possui três prêmios especializados: ESET Jornalismo Segurança da Informação América Latina, Comunique-se 2021 e Especialistas da Comunicação.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 3 horas