menu
Logo TecMundo
Segurança

Aplicativos do Sonic podem vazar dados sensíveis de usuários

A Sega ainda não comentou sobre o caso, mesmo após os pesquisadores notarem que cada app contém mais de 15 falhas

Avatar do(a) autor(a): Felipe Payão

23/01/2018, às 13:52

Aplicativos do Sonic podem vazar dados sensíveis de usuáriosFonte:

Imagem de Aplicativos do Sonic podem vazar dados sensíveis de usuários no tecmundo

Pesquisadores da Pradeo encontraram três jogos do Sonic the Hedgehog que podem acabar vazando informações sensíveis de usuários, como a geolocalização e detalhes do aparelho. Os aplicativos estão Play Store para Android e já foram baixados mais de 100 milhões de vezes.

De acordo com os pesquisadores, as três aplicações podem sofrer ataques man-in-the-middle ("homem no meio", um agente malicioso que intercepta informações) e vulnerabilidades similares. Os jogos em questão são esses: Sonic the Hedgehog Classic, Sonic Dash 2: Sonic Boom e Sonic Dash. Os games ainda podem ser baixados na Play Store.

A Sega ainda não comentou sobre o caso, mesmo após os pesquisadores notarem que cada app contém mais de 15 falhas

Como nota o Threadpost, os pesquisadores alertaram a Sega Games que os apps podem vazar informações sensíveis, como geolocalização do aparelho, informações de rede, operadora, tipo de rede, versão do sistema operacional, modelo do dispositivo e a fabricante.

O CTO da Pradeo, Vivien Raoul, comentou que os apps são conectados à um servidor terceiro, o "Android/Inmobi.D". "O código é usado para fins de marketing e cria um back-channel para anunciantes monitorarem campanhas publicitárias, realizarem relatórios de falhas e análises de software. Em geral, cada um dos aplicativos se conecta a aproximadamente 11 servidores para retransmitir informações, com três servidores não certificados".

A Sega ainda não comentou sobre o caso, mesmo após os pesquisadores notarem que cada app contém mais de 15 falhas catalogadas no Open Web Application Security Project (OWASP).



Felipe Payão é jornalista, editor-chefe do TecMundo e especialista em cibersegurança com foco em cibercrime há 11 anos. Payão possui três prêmios especializados: ESET Jornalismo Segurança da Informação América Latina, Comunique-se 2021 e Especialistas da Comunicação.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 19 horas