menu
Logo TecMundo
Segurança

PROERD? Polícia australiana vai ensinar crianças a fugir de hackers

'O que fará nossas crianças terem sucesso hoje no mundo é o conceito de computação, criação de códigos e comunicação', disse o ministro

Avatar do(a) autor(a): Felipe Payão

06/02/2018, às 16:04

PROERD? Polícia australiana vai ensinar crianças a fugir de hackersFonte: NBC

Imagem de PROERD? Polícia australiana vai ensinar crianças a fugir de hackers no tecmundo

O mundo é digital e, com isso, o sistema educacional precisa acompanhar o novo século. A Austrália se ligou nesse barulho, e a polícia federal local vai ensinar medidas de cibersegurança para crianças nos colégios do país.

O que fará nossas crianças terem sucesso hoje no mundo é o conceito de computação, criação de códigos e comunicação

A medida foi anunciada pelo parlamentar Angus Taylor, ministro de Law Enforcement and Cyber Security (algo como "Ministério da Aplicação de Leis e Cibersegurança"). Taylor disse que a ação é motivada pelo crescimento do número de crianças acessando novas tecnologias, além de "incidentes envolvendo vítimas mais jovens".

O nome do programa de cibersegurança é ThinkUKnow e será levado para crianças com no jardim de infância, com cerca de 4 anos de idade. "Precisamos fazer isso logo. Nossas agências estão esbarrando em incidentes de crianças com até quatro anos produzindo material sexualmente explícito e realizando o upload de imagens em redes sociais, dessa maneira, de maneira subsequente, se envolvendo com pedófilos", disse o ministro.

O programa visa garantir que as crianças aprendam a identificar comportamento suspeito na internet. Além disso, os pequenos e pequenas vão aprender a bloquear e reportar usuários em diferentes aplicativos, sites e redes sociais.

Se vamos vencer no que toca proteger o estilo de vida australiano, em termos de cibersegurança, precisamos iniciar esse trabalho nas escolas primárias

A Austrália segue uma tendência de que a cibereducação tem início na escola primária. O primeiro ministro do país, Alastair MacGibbon, comentou o seguinte: "Para mim, uma pessoa de sucesso em minha geração era capaz de ler, escrever e realizar contas matemáticas básicas. O que fará nossas crianças terem sucesso hoje no mundo é o conceito de computação, criação de códigos e comunicação. Se vamos vencer no que toca proteger o estilo de vida australiano, em termos de cibersegurança, precisamos iniciar esse trabalho nas escolas primárias".



Felipe Payão é jornalista, editor-chefe do TecMundo e especialista em cibersegurança com foco em cibercrime há 11 anos. Payão possui três prêmios especializados: ESET Jornalismo Segurança da Informação América Latina, Comunique-se 2021 e Especialistas da Comunicação.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 17 horas